Para oferecer-lhe um melhor serviço a Helibras utiliza cookies. Ao continuar acessando o site você está de acordo com essa ação.. Concordo

Apresentação

A qualidade do treinamento está diretamente ligada à proficiencia dos pilotos e da tripulação, assim como à habilidade de operar a aeronave com segurança em uma ampla gama de condições e missões.

A Airbus Helicopters fornece soluções completas de treinamento em 26 Centros de Treinamento ao redor do mundo - desde a formação inicial até treinamentos periódicos de reciclagem, incluindo treinamento para qualificação de tipo e treinamento de missões (SAR, NVG, etc.) para pilotos, mecânicos e demais aeronavegantes.

Alguns desses Centros possuem Simuladores de Voo do tipo Full Flight Simulator (FFS) de última geração, projetados e fabricados empregando-se o envelope de voo desenvolvido pelo fabricante para produzir o helicóptero. Os FFS fornecem a experiência mais real possível. E muitos destes Centros utilizam maquetes em tamanho real, disponíveis para algumas aeronaves.

Apenas em 2013, a Airbus Helicopters treinou aproximadamente 6.000 pilotos e 6.000 mecânicos e técnicos em aviônica, e registrou 9.000 horas de voo e 30.000 horas no simulador durante as atividades de treinamento.

A Helibras possui dois Centros de Treinamento homologados pela Airbus Helicopters e pela ANAC, um no Rio de Janeiro e o outro em Itajubá-MG. Os Centros de Treinamento da Helibras já formaram mais de 13.000 alunos entre pilotos, mecânicos e técnicos. Os Centros de Treinamentos da Helibras tem a capacidade de fornecer treinamento em toda a gama de helicópteros fabricados pela Airbus Helicopters e pela própria Helibras.

Contato, Catálogos, Cursos

CENTRO DE TREINAMENTO HELIBRAS

Tel: (35) 2143-4001
Endereço: Rua Santos Dummond, 200, Distrito industrial – Itajubá – MG – CEP 37504-900
E-mail: centro.treinamento@helibras.com.br

CENTRO DE TREINAMENTO E SIMULADORES

(Com Full Flight Simulator de H225/H225M)

Tel: (21) 3289-5500
Endereço: Rua Jornalista J. Paulo, 1207, Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro – RJ – CEP 22790-697
E-mail: simulador@helibras.com.br

Treinamentos para Pilotos

Os cursos de Qualificação de Tipo e Periódicos, também conhecidos como Type Rating e Recorrentes, são os principais treinamentos para pilotos oferecidos pela Helibras. Estes treinamentos se aplicam para pilotos de aeronave monomotor e bimotor, para formação de instrutores e revalidações.
Além disso, nosso Catálogo de Treinamento contempla treinamentos para Revalidação de licença e Treinamentos de Missão, bem como Procedimentos de Emergências, IFR (voos por instrumentos) e outros. O Grupo também oferece programas de treinamento customizados para Solo e Voo.

Na maioria dos cursos teóricos a documentação pedagógica é disponibilizada digitalmente em Tablets tornando o curso mais interativo.

Os treinamentos práticos contam com tecnologias de treinamento de última geração, como os Full Flight Simulators (FFS), que proporcionam treinamentos realistas e de importante custo-benefício que preparam os pilotos e o pessoal da aviação para situações reais. O treinamento em FFS reduz significativamente o custo e o risco do treinamento.

Treinamentos para Técnicos

O treinamento fornecido para técnicos é outra área de especialização da Airbus Helicopters, que oferece cursos de qualificação tanto para Mecânicos de Célula quanto para Aviônicos.
Também estão disponíveis cursos Especiais e Reciclagem, entre outras ofertas de treinamento.

Treinamento em Simuladores

A Airbus Helicopters expandiu a sua rede de Centros de Treinamento que dispõem de simuladores de voo a fim de aumentar a quantidade e qualidade das soluções de treinamento disponíveis para os operadores. A Airbus Helicopters e a Helibras implementaram um Centro de Simuladores no Rio de Janeiro, com um FFS de H225 / H225 M.
As duas principais ferramentas de simulação implantadas pela Airbus Helicopters são o treinamento estático de voo de procedimento de navegação (FNPTs) e o dinâmico full-flight simulator (FFS), os dois tipos contribuem para um treinamentos mais realístico e seguro.

Com isto a Airbus Helicopters e a Helibras esperam:

- Incrementar a segurança de voo para a frota brasileira de H225 / H-225 M
  • Melhorar a satisfação do cliente em termos de qualidade e proximidade do serviço de treinamento oferecido.
  • Reduzir os custos de operação do H225 / H-225 M relacionados com o treinamento.
  • Reduzir o tempo de afastamento dos pilotos de sua base.
  • Prover treinamento em FFS na Língua Portuguesa


  • A rede de simuladores FFS da Airbus Helicopters tem crescido exponencialmente nos últimos anos, passando de 04 em 2008 para 22 atualmente, um número que irá crescer para 26 até o ano de 2016. Atualmente, os FFS estão disponíveis para os helicópteros mais populares da frota.

    Operações de Voo

    Operações de Voo

    Os serviços de Operações de Voo da Airbus Helicopters foi desenvolvido em apoio aos pilotos e às tripulações para esclarecer e explicar quaisquer questões e preocupações sobre a operação da aeronave, através do email:
    Support.customer-flight-ops@helibras.com.br

    Central de Atendimento para a Tripulação de Operações de Voo (no idioma inglês)

    Essa central de atendimento está disponível 24/7 em todo o mundo para gerenciar questões relacionadas a:
  • Publicações da tripulação como listas master de equipamentos mínimos (MMELs), manuais de voo e check-lists
  • Limitações do helicóptero, desempenho, procedimentos, operações e sistemas
  • Regulamentos da indústria