Para oferecer-lhe um melhor serviço a Helibras utiliza cookies. Ao continuar acessando o site você está de acordo com essa ação.. Concordo

Introdução

O HAD Tiger é o helicóptero de ataque multifuncional da Airbus Helicopters. Ele foi desenvolvido para realizar reconhecimento armado, escolta ar-terra, combate ar-ar, apoio de fogo em terra, destruição e ataques anti-tanques, de dia ou de noite e em condições adversas.

O helicóptero de ataque Tiger provou a sua capacidade durante missões operacional no Afeganistão, na República da África Central, Somália, Líbia e Mali. A variante HAD Tiger melhorada fornece capacidade de míssil ar-terra, aquisição de alvos e proteção balística melhoradas, 14% mais de potência, conjunto de guerra eletrônico avançado, e os mais novos sistemas de interrogação.

Aeronave

Superior dentro da cabine do piloto

Com o seu layout da cabine do piloto de vidro com assentos tandem, tanto o piloto na posição dianteira como o atirador na posição traseira podem gerenciar os sistemas de armas e os controles de voo primários, trocando de lugar se necessário.

Cada par de visores multifuncionais de LCD dos membros da tripulação é utilizado para mostrar os dados de sensores e informações sobre os sistemas internos, assim como para interagir com os sistemas da aeronave.

Um sistema de visor adicional é fornecido com um visor montado no capacete (HMD) - o qual apresenta os dados do voo e de fogo com ótica melhorada digitalmente para o piloto no comando. O HMD também permite que o atirador interaja com, e controle, os sistemas de armas a bordo e veja os dados do alvo.

 
Potente, moderno e capaz

O HAD Tiger é altamente ágil, se beneficiando de um rotor principal sem dobradiças com quatro pás e de 13 metros. Ele é potente do mesmo modo, graças a duas turboélices MTR390 melhoradas.

A aviônica incorporada no HAD Tiger são os sistemas de exibição de mapa digital e de gerenciamento do campo de batalha EUROGRID, links de transferência de dados e comunicações via satélite e rádio, um interrogador/transceptor IFF, e um sistema de controle de voo automático digital de 4 eixos.

A visão montada no teto giro-estabilizada possui uma câmera de TV, gerador de imagens térmicas, telêmetro a laser, e um localizador de local a laser capaz de acompanhar simultaneamente até quatro alvos.

Adicionalmente, o HAD Tiger possui tanques de combustível externos de combate para períodos de voo de missões mais longos, um domínio de voo estendido no qual mísseis anti-tanques Spike e Hellfire podem ser disparados, e comunicações digitais para o campo de batalha digitalizado moderno.

Os helicópteros HAD Tiger Block 2 também são "navalizados", permitindo operações a partir de navios e em ambientes marítimos.

 
Sustentabilidade no campo

Como demonstrado em missões operacionais, o HAD Tiger é fácil de se manter. Ele não precisa de infraestrutura pesada para operações de manutenção - incluindo troca de motor - e a necessidade de mão de obra é limitada pelo design.

 
Resistente

A agilidade do HAD Tiger durante o voo, combinada com a sua silueta plana e estreita, baixa assinatura infravermelha no radar e sistema de armas passivo, reduz significantemente a vulnerabilidade desse helicóptero no campo de batalha.

Melhorando ainda mais a resistência estão a proteção balística do HAD Tiger, os tanques auto-vedantes e a alta resistência a choques, e a arquitetura do sistema com redundâncias projetadas e segregação.

 

Missão

Ataque terrestre

A arma em torre do HAD Tiger é uma das armas mais letais e precisas do seu tipo, graças ao sistema de controle de fogo eficiente. A arma é ligada tanto à visão montada no capacete como a montada no teto, permitindo uma aquisição de alvo rápida e fácil.
A capacidade de munição total é de 450 cartuchos, com uma taxa de disparo de 750 cartuchos por minuto.

Foguetes não-guiados 68mm ou 70mm podem ser trocados no lugar de outros tipos de armas sem alterar as peças fixas do helicóptero. A capacidade é de até 68 para os foguetes 68mm, e 52 para os foguetes 70mm. Existe potencial de crescimento para foguetes laser-guiados.

Os mísseis laser-guiados Hellfire e infravermelhos ER Spike ou ar-terra guiados por fibra ótica estão qualificados no HAD Tiger, com ambos capazes de alcances de 8.000 m em modo de autodesignação.

 
Ar-ar

Quatro mísseis ar-ar Mistral "atire e esqueça" e a arma em torre 30mm 30M781 Nexter dão ao HAD Tiger uma capacidade de combate ar-ar potente.

Um total de quatro mísseis Mistral estão acomodados em lançadores externos, com um alcance de até 6.000 metros.

 

Catálogos

Vídeos

Fotos