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Introdução

A Airbus Helicopters oferece três aeronaves altamente capazes e eficientes para missões de reconhecimento e ataque: o H125M (anteriormente chamado de AS350 B3e) Fennec, o H135M (anteriormente conhecido como EC635 T2e/P2e), e o H145M (anteriormente conhecido como EC645 T). Esses helicópteros construídos sobre a herança da empresa que traça as suas raízes para o Gazelle - o primeiro helicóptero de reconhecimento e ataque versátil do mundo.

Aeronave

Motor único de duas toneladas H125M
O H125M de motor único da Airbus Helicopter é o helicóptero de reconhecimento e ataque mais capaz na classe duas-tonaladas-métricas, sob medida para localizar e atacar alvos de oportunidade - com excelentes capacidades em ambientes altos e quentes.

Alimentado pelo motor Arriel 2D da Turbomeca com um sistema de Controle de Motor Digital de Plena Autoridade (FADEC) de canal duplo, o H125M possui uma silueta visual pequena, assinatura de radar reduzida e a agilidade para realizar voos de combate - incluindo perfis rasantes.

O armamento qualificado para o helicóptero inclui uma metralhadora 12.7-mm instalada, canhão de capsulas 20-mm, mísseis guiados ar-terra e foguetes 70-mm. O armamento montado lateralmente é uma metralhadora 7.62-mm e rifle sniper instalado. O potencial de crescimento está disponível para foguetes guiados e mísseis ar-ar.
 
H135M bimotor de três toneladas
Na categoria de três toneladas, o H135M da Airbus Helicopters é a versão de reconhecimento e ataque do seu helicóptero bimotor EC135, aprimorado com desempenho alto e quente melhorado, peso de decolagem máximo aumentado, abrangência de voo melhorado e alcance estendido. Ele pode estar armado com lançadores de foguete de tubo 12 e tubo 7, um canhão 20mm e uma metralhadora de 12.7mm, juntamente com potencial de crescimento para foguetes guiados a laser e mísseis ar-ar.

A Airbus Helicopters oferece o H135M com um sistema de armas independente (SAWS) que integra um computador de missão multifuncional; sistema eletro-óptico com câmera infravermelha/de TV e telêmetro a laser; visor montado no capacete; um sistema de alvo balístico; entre outros recursos.

O H135M possui o rotor principal sem mancal de compósito com as 4 pás reforçadas em fibra da Airbus Helicopter e o rotor de cauda fechado padrão da Fenestron®, que fornece características de voo ampliadas e maior sobrevivência contra fogo terrestre, enquanto também reduz os níveis de vibração e ruído.
 
H145M bimotor de quatro toneladas
O H145M é o helicóptero militar bimotor da classe de quatro toneladas mais recente na gama de produtos da Airbus Helicopters, fornecendo uma variedade imensa de possibilidades de ação com a sua potência, alcance, resistência e capacidade de carga paga.

Com a sua arquitetura de sistema aberto, o sistema de armas incremental pode acomodar uma ampla escolha das configurações de armas guiadas e balísticas - desde lançadores de foguetes de tubo 12 e tubo 7 e mísseis ar-terra até um canhão 20mm e metralhadora 12.7mm. Existe potencial de crescimento para foguetes laser-guiados.

Equipado com dois motores Arriel 2E Turbomeca - cada um gerenciado por um controle de motor digital de autoridade plena (FADEC) de dois canais - o EC645 T2 retém um excelente desempenho durante toda a abrangência do voo, particularmente ao operar em altitudes de 6.000 ft e em ambientes de 95°F - conhecidas como condições "alto e quente 6k/95".

A cabine do piloto de vidro de última geração da Airbus Helicopter e o conjunto de aviônica Helionix® - acoplado com um sistema de piloto automático digital de 4 eixos altamente capaz - assegurando que o H145M cumpra o trabalho, independente do nível de exigência da missão.
 

Fotos