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A Airbus Helicopters e a Helibras fornecem diversos níveis de suporte técnico para trazer as melhores soluções aos seus clientes com o objetivo de apoiar na disponibilidade e manutenção da frota, contando com uma equipe de:
  • Representantes técnicos
  • Publicações técnicas
  • Assistência técnica e suporte técnico


  • Todos os pedidos técnicos podem ser feitos e rastreados online através da ferramenta eRequests do Keycopter.

    Representantes Técnicos

    A Helibras possui uma equipe de 9 representantes técnicos treinados e especializados, que podem atender os clientes em suas bases de operação - fornecendo on-the-job-training por meio da resolução de problemas.
    Durante toda a fase operacional da aeronave e especialmente nos primeiros meses da operação de um novo helicóptero, os representantes técnicos da Helibras fornecem assistência às equipes do cliente para:

  • Orientação sobre operação do helicoptero, de maneira a reduzir o custo operacional;
  • Resolução de problemas e ajustes da mecânica, aviônica, estruturas e sistemas (hidráulicos e equipamentos)
  • Instalação de equipamento opcional
  • On-the-job training
  • Consultoria
  • Manutenção



  • Adicionalmente, esses representantes técnicos trabalham integrados com o departamento de engenharia da Airbus Helicopters e Helibras e são responsáveis por analizar incidentes nas operações e responder a questões técnicas complexas.

    Publicações Técnicas

    A Airbus Helicopters fornece informações técnicas precisas e completas aos clientes para garantir uma operação segura e de baixo custo do seu helicóptero.
    As publicações técnicas primárias fornecidas são manuais de operação, manuais de manutenção e manuais de identificação e aquisição (catálogo de peças e ferramentas).
    Essas publicações cobrem as instalações standard e personalizadas dos helicópteros, assim como os equipamentos opcionais.

    As publicações técnicas são fornecidas em diversos formatos: papel, PDF, software instalado localmente e conteúdo na web - que inclui funções avançadas como hyperlinks, mecanismos de busca e a possibilidade de customizar documentações.
    Todas as publicações técnicas da Airbus Helicopters estão disponíveis no Portal Keycopter : através do eTechpub e TIPI (acesso via Android/iOS).
    Essa ferramenta assegura que a documentação técnica dos clientes esteja sempre atualizada, acessível e com possibilidade de download - com ilustrações 3D incluídas para algumas tarefas complexas.

    T.I.P.I. Portal (Publicação de Informações Técnicas na Internet)

    Os clientes necessitam de acesso imediato às diretrizes operacionais e de manutenção para manter o seu helicóptero em voo e para apoiar a segurança de voo.

    As últimas diretrizes - como boletins de serviço de alerta (ASBs), boletins de serviço (SBs) e avisos de informações de segurança (SINs) - são publicadas em tempo real no portal de T.I.P.I da Aibus Helicopters (Publicação de Informações Técnicas na Internet).

    Cadastre-se no T.I.P.I, ou envie um email para tipi.assistance@airbus.com.

    O aplicativo T.I.P.I. também está disponível para download no iTunes e Google Play.
    T.I.P.I.

    SRD - Situação de Revisão de Documentação

    A Helibras desenvolve e oferece a seus clientes uma série de manuais técnicos que acompanham cada nova aeronave entregue.

    A Situação de Revisão de Documentação (SRD) Helibras está disponível apenas para os manuais elaborados ou traduzidos pela Helibras e também para os manuais de voo com certificação ANAC. Para consultar o status dos manuais elaborados pela Airbus Helicopters, queira por gentileza consultar o portal Keycopter. Para ter acesso ao Keycopter basta enviar um e-mail solicitando o acesso para Keycopter.mx@airbus.com.
    Acesse os documentos

    Assistência Técnica e Suporte Técnico

    Assistência Técnica:

    Clientes que necessitam de assistência técnica imediata podem entrar em contato com um representante do suporte técnico diretamente por meio da ferramenta e-Requests do Portal Keycopter ou ligando para o Centro de Suporte ao Cliente da Helibras, disponível 7/365.
    A função eRequests do portal Keycopter é uma ferramenta de comunicação interativa, online para clientes que necessitam de respostas imediatas dos representantes técnicos da Helibras/Airbus Helicopters sobre questões relacionadas a suporte ou serviço. Qualquer tipo de pedido, incluindo consultas técnicas, pode ser feito e rastreado online através dessa ferramenta.

    * Ligação gratuita:0800 330 9797
    suporte.cliente@helibras.com.br

    Suporte Técnico:

    A Helibras possui uma equipe de assistentes técnicos disponíveis para responder a quaisquer consultas ou preocupações não-emergenciais relacionadas aos produtos . Esses pedidos também podem ser feitos online através do Portal Keycopter, na função eRequests.

    Catálogos