Para oferecer-lhe um melhor serviço a Helibras utiliza cookies. Ao continuar acessando o site você está de acordo com essa ação.. Concordo

Introdução

As operações especiais são missões altamente exigentes que dependem de desempenho, manobrabilidade, alcance e discrição. A linha de produtos do rotorcraft militar da Airbus Helicopters está à altura do desafio, oferecendo uma gama completa de possibilidades nas categorias de peso leve e pesado.

Aeronave

Helicópteros leves de motor único
O H125M de motor único da Airbus Helicopters possui uma silueta visual pequena, assinatura de radar reduzida e a agilidade para realizar voos de combate - incluindo perfis rasantes, fazendo desse rotorcraft de classe duas-toneladas uma plataforma de operações especial versátil.

Ele pode cerregar uma metralhadora ou canhão, rifle de sniper e mísseis guiados ar-terra, com potencial de crescimento disponível para foguetes guiados e mísseis ar-ar. Como um dos helicópteros mais capazes na sua classe, o AS550 C3e entrega excelentes capacidades, especialmente em ambientes altos e quentes.
 
Helicópteros bimotor leves
O H135M de categoria três-toneladas pode ser equipado com uma ampla variedade de comunicações e equipamentos de navegação, incluindo rádios VHF/UHF táticos e um sistema de comunicação via satélite, fornecendo capacidades de transferência de dados para troca de dados de reconhecimento, vigilância e alvo com outras forças ou veículos aéreos não tripulados.

O H135M é oferecido com um sistema de armas independente (SAWS) que integra um computador de missão multifuncional; sistema eletro-óptico com câmera infravermelha/de TV e telêmetro a laser; visor montado no capacete; e um sistema de alvo balístico; entre outros recursos. Fornecendo um desempenho de alto e quente melhorado, um peso de decolagem máximo aumentado, abrangência de voo ampliada e alcance estendido, o H135M também pode ser armado com uma variedade de armas.

Quando equipado com um gancho ou guincho externo, o H135M é um "cavalo de guerra" de operações especiais, acomodando até seis pessoas e dois pilotos na cabine.

Na classe de quatro toneladas, o H145M da Airbus Helicopters abre uma variedade de possibilidades de uso com a sua potência, resistência e capacidade de carga paga. Utilizando uma arquitetura de sistema aberto, o sistema de armas incremental pode acomodar diversas escolhas de configurações de armas balísticas e guiadas.

A razão otimizada do volume da cabine para a área do chão, juntamente com os seus baixos níveis de ruído e a assinatura infravermelha reduzida, faz do H145M uma plataforma ISTAR (Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvo e Reconhecimento) eficiente.

Aumentando ainda mais as suas capacidades, está a cabine do piloto de vidro de última geração da Airbus Helicopter e o conjunto de aviônica Helionix® - acoplado com um sistema de piloto automático digital de 4 eixos altamente capaz - assegurando que o H145M possa realizar missões especiais exigentes com alta eficiência e precisão.
 
Helicópteros pesados
A família Cougar/Super Puma da Airbus Helicopters é comprovada em missões de operações especiais, combinando capacidade de içamento, alcance e resistência.

Na sua versão mais recente, o H225M de classe 11-toneladas continua o seu legado. A grande cabine do H25M acomoda até 29 assentos de cabine, ou 20 assentos montados na parede amortecedores de impacto, e fácil acesso através de duas grandes portas deslizantes centrais duplas de carga e duas portas articuladas individuais para a tripulação.

Pronto para a ação em todos os ambientes, o H225M está qualificado para voos em condições congelantes, para operações diurnas e noturnas com compatibilidade de óculos de visão noturna de última geração e em condições marítimas ou arenosas. A sua cabine do pilot de vidro e aviônica incluem um sistema de controle de voo automático altamente avançado com um pilotp automático digital duplex duplo de 4 eixos.

O alcance excepcional do H225M de 700 milhas náuticas é estendido com a capacidade de reabastecimento ar-ar do rotorcraft durante o voo assim como em planagem. O seu sistema de planejamento Sirina permite que as missões sejam preparadas rapidamente e precisamente de acordo com o desempenho do helicóptero, com possibilidades de armamento variando de armas montadas na lateral ou lançadores de foguete para metralhadoras nas janelas da cabine dianteira. A lista de equipamentos da missão inclui guinchos duplos, rapel, sistemas de cablagem rápida e uma eslinga.
 
Helicópteros especializados
Completando a família do rotorcraft da Airbus Helicopters está o NH90, uma plataforma multifuncional para ações em terra e mar, com equipamentos de missão incluindo sistema de rapel/cablagem rápida, guincho único ou duplo e uma metralhadora montada na porta. A cabine modular espaçosa acomoda até 20 tropas equipadas, e a sua rampa traseira permite que veículos, armas móveis e outros equipamentos sejam carregados/descarregados rapidamente.

A aviônica de última geração incorporada no NH90 fly-by-wire apresenta piloto automático de 4 eixos e um radar de 360 graus tático, entre outros. Ele também apresenta um sensor infravermelho de visão dianteira (FLIR) tática que possui interface com o radar e sistema de navegação do helicóptero. O link de dados digitais Data Link 11 facilita a troca de informações com plataformas transportadas pelo ar e pelo mar e de base terrestre.

O NH90 está qualificado para operações em qualquer tempo desde o nível do mar até 6.000 metros, incluindo voo em condições congelantes contínuas.
 

Fotos