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Introdução

O helicóptero militar de classe média NH90 é uma aeronave moderna e multifuncional desenvolvida de acordo com os padrões NATO mais rigorosos. Desenvolvido em duas versões - transporte tático de tropas (TTH) e Helicóptero Fragata NATO (NFH) -, o NH90 é apropriado para operações nas condições mais exigentes sobre terra e mar, dia e noite.

Aeronave

Moderno e inovador

O NH90 - desenvolvido pela parceria NHIndustries Européia (Airbus Helicopters, Agusta Westland e Fokker) - foi projetado para cumprir com os requisitos da NATO para um helicóptero militar multifuncional médio moderno tanto para operações terrestres como marítimas.

O veículo central comum para as versões de transporte tático de tropas (TTH) e Helicóptero Fragata NATO (NFH) é uma aeronave bimotor incorporando características inovadoras como uma cabine do piloto totalmente de vidro e sistema de controle fly-by-wire com piloto automático de quatro eixos e auxiliares de voo de missão avançados, juntamente com sistemas de diagnóstico e monitoramento a bordo.

Se beneficiando de uma abordagem moderna dos materiais, a fuselagem de compósito do HN90 possui menos peças e um peso estrutural menor, resultando em um aumento de resistência de 30% quando comparando com a fuselagem metálica, mais resistência melhorada contra danos de batalha, dentre outros benefícios. As pás do rotor de compósito possuem uma força contra fatiga, tolerância contra danos e vidas dos componentes maiores, assim como desempenho aerodinâmico melhorado.

 
Do tamanho certo

O NH90 é um helicóptero versátil de tamanho médio, pequeno o suficiente para caber em um hangar de uma Fragata da NATO, mas com volume de cabine para acomodar 20 tropas completamente equipadas ou um sistema de missão marítima.

Ele foi projetado pensando em flexibilidade, ao mesmo tempo em que o desempenho combina com uma gama completa de missões e cargas pagas - aumentada pela habilidade do rotorcraft de reabastecer enquanto estiver pairando.

Com uma cabine modular larga, grandes portas deslizantes em cada lado e uma rampa traseira, o NH90 pode ser rapidamente configurado para tais missões como transporte de tropas com uma configuração de 20 assentos, transporte de veículo leve, evacuação de baixas com 12 macas, transporte aéreo de carga com palhetas padrão da NATO, transporte tático armado, assim como busca e resgate em combate. Uma lista extensa de equipamentos adaptados para cada função permite que o NH90 se ajuste às necessidades de missão do operador.

 
Um sistema integrado

O conjunto aviônico integrado e a cabine do piloto de vidro do NH90 facilita o controle e a interface da tripulação com os sistemas do helicóptero e do conjunto de comunicação, assim como auxílios de voo, navegação e missão. Isso permite um gerenciamento eficaz para sucesso e segurança das missões em todas as condições operacionais.

O desenvolvimento de estações de trabalho altamente integradas e o uso da fusão de dados aumenta a velocidade, precisão e quantidade de dados que podem ser processados e exibidos em telas configuráveis, o que é vital tanto para operações autônomas e conjuntas em ambientes terrestres e marítimos.

Com a carga de trabalho do piloto reduzida drasticamente graças a uma interface homem-máquina otimizada, o NFH NH90 pode ser operado para missões de guerra naval dia ou noite com uma tripulação limitada a um piloto, um coordenador tático na cabine do piloto, e um operador de sensor na estação de trabalho da cabine.

 
Resistente

Esquiva de detecção: O NH90 apresenta a assinatura de radar mais baixa da sua classe graças à sua fuselagem de compósito completo, em forma de diamante. Adicionalmente, os dispositivos supressores infravermelhos e entradas de ar do aeromotor vertical contribuem ainda mais para diminuir as suas assinaturas acústicas e infravermelhas.

Autoproteção se detectada: O conjunto de autoproteção avançado do helicóptero é composto de receptores de avisos via radar e laser, um sistema de detecção de lançamento de foguete e dispensers de chaff/flare.

Resistência se atingido: A redundância inerente dos controles Fly-By-Wires (4 canais digitais/análogos separados) reduz muito a probabilidade de perda de controle após ser atingido diretamente por balas; Todos os sistemas e subsistemas são redundantes e segregados, e blindagem é fornecida tanto para a tripulação como para as tropas.

Resistência em uma colisão ou pouso de emergência: A estrutura de compósito resistente a choques, que previne que componentes pesados colidam com a cabine, combinada com engrenagem de flutuação, aumenta drasticamente a resistência da tripulação do NH90.

 
Uniformização e capacidade de manutenção

As versões de transporte tático de tropas (TTH) e do Helicóptero Fragata da NATO (NFH) do NH90 utilizam sistemas comuns, facilitando o design e simplificando a área de apoio logístico.

Possuir um sistema de treinamento central para pilotos e mantenedores - juntamente com um sistema de peças de reposição e de manutenção central - reduz significantemente os custos do ciclo de vida.

 

Missão

Versão NFH (helicóptero fragata NATO)

A versão NFH do NH90 é o sistema de armas marítimo primário em uma defesa da frota de superfície. Operando a partir de bases terrestres ou em embarcações de superfície até em condições de mar 5, o helicóptero foi desenvolvido tanto para batalhas anti-submarinos (ASW) como para unidades anti-superfície (ASuW). Operações de busca e resgate podem ser realizadas em qualquer uma dessas configurações.

Papéis complementares incluem fiscalização e controle marítimo, controle de aerotransportados, suporte de utilitário e transporte logístico, reabastecimento vertical (VERTREP), evacuação de baixas (CASEVAC) e operações especiais - incluindo antiterrorismo e antipirataria.

O NH90 pode ser configurado para lançar mísseis anti-navio, torpedos e sonobuoys, enquanto que a versão NFH pode ser equipada com um míssil anti-navio e um torpedo, simultaneamente.

Auxílios de navegação e de aterrissagem em navio avançados permitem que o helicóptero realize aterrissagens seguras de dia/noite e em condições climáticas adversas, complementados por um dispositivo de bloqueio do convés para assegurar a aterrissagem em estados de alto mar. Uma vez a bordo do navio, o sistema de travessia do NH90 facilita a sua manobra no convés para e do hangar.

 
Versão TTH (Transporte Tático de Tropas)

A ser definido

 

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