Para oferecer-lhe um melhor serviço a Helibras utiliza cookies. Ao continuar acessando o site você está de acordo com essa ação.. Concordo

Introdução

Os helicópteros leves, médios e pesados da Airbus Helicopters são comprovados no mar com mais de 60 anos de operações cobrindo todas as aplicações marítimas. A sua eficácia foi comprovada em operações incluindo vigilância e controle marítimo contra-terrorismo e pirataria e em zonas econômicas exclusivas (EEZ), distribuição de equipes de embarque, busca e resgate e evacuação de baixas.

Aeronave

Helicópteros leves e médios
O Panther H145M bimotor leve e o AS565 MBe bimotor médio responde às necessidades de missões marítimas atuais, estão prontos para cumprir com os requisitos de amanhã em constante evolução, no mar e em zonas costeiras.

O AS565 MBe é a referência reconhecida para helicópteros marítimos de tamanho médio - voando continuamente em missões nos Estados Unidos, Europa, Ásia/Pacífico, Oriente Médio e outras regiões.

Equipado com o rotor de cauda fixa Fenestron® da Airbus Helicopters - e apresentando uma aviônica da cabine do piloto moderna que inclui um sistema de controle de voo automático (AFCS)e sistema de gerenciamento de voo - aproximadamente 250 helicópteros Panther são operados por clientes marítimos em mais de 20 países.

Uma versão anterior da família Panther, o Dolphin HH-65 é hoje o verdadeiro "cavalo de guerra" da Guarda Costeira Norte-Americana, implementando aproximadamente 100 das aeronaves pelas costas do Pacífico, Atlântico e do Golfo da nação, assim como nas Ilhas Havaianas. Durante uma vida de serviço exemplar que alcança 20 anos, a versatilidade do Panther permitiu que a frota da Guarda Costeira assumisse tarefas como busca e resgate, patrulhas de segurança da pátria e interdição de drogas.

Usos adicionais dos helicópteros Panther por outros serviços navais incluem a participação de barcos de patrulha durante combate no Golfo Persa, missões anti-pirataria em áreas de risco para envio de civis, ataque aéreo e controle de poluição.

A família do Panther está qualificada para operar mais de 100 classes de navios NATO, e cumpre com os acordos de padronização da NATO (STANAGs).
 
Helicópteros pesados
O AS532 ALe Cougar bimotor e o H225M Caracal da Airbus Helicopters - as contrapartes militares da família Super Puma civil - têm evoluído continuamente em resposta às missões e ameaças marítimas em constante mudança.

A fuselagem robusta e o sistema do motor da família desse helicóptero foram melhorados através de aviônica moderna que inclui piloto automático de 4 eixos da Airbus Helicopters. Com as suas cabines de piloto modernas e compatibilidade com óculos de visão noturna, esses rotorcrafts estão prontos para operações em qualquer tempo, incluindo voos em condições congelantes, e operações de dia e de noite.

O alcance dos helicópteros fornece autonomia durante as missões de duração estendida e em tarefas de busca e resgate, enquanto que a sua capacidade de carga paga é altamente apreciada nas aplicações de reabastecimento vertical (VERTREP), para entrega de equipamentos para embarcações desativadas e implementação de equipes de embarcação. Eles estão equipados para realizar todo o espectro de missões de segurança marítima.
 
Helicópteros especializados
O NFH NH90 bimotor (Helicóptero de Fragata NATO) foi desenvolvido pela parceria das NHIndustries (Airbus Helicopters, Agusta Westland e Fokker) da Europa como um sistema de armas marítimo primário em defesa de uma frota de superfície, com missões complementares incluindo VERTREP, evacuação de baixas, contra-terrorismo, antipirataria, fiscalização marítima e apoio utilitário.

Os equipamentos de missão para o rotorcraft incluem um piloto automático de 4 eixos, o sistema de controle de missão tático NFH e um radar de 360 graus tático, dentre outros recursos. Ele também apresenta um sensor infravermelho de visão dianteira (FLIR) tática que possui interface com o radar e sistema de navegação do helicóptero. O link de dados digitais Data Link 11 do rotorcraft facilita a troca de informações com plataformas com base em terra, transportadas pelo ar e pelo mar.

Pousos seguros de dia/noite e condições de tempo adversas são facilitados pela navegação avançada e auxílios de pouso em navio do NH90, completado por um sistema de arpão para assegurar o pouso em estados de alto mar.

Como um excelente recurso de busca e resgate, o NFH NH90 é equipado com um guincho de resgate durável e pode acomodar um operador de guincho, um mergulhador e até 25 sobreviventes na cabine grande. Esse desempenho permite que o helicóptero realize até 97 por cento de todas as missões de busca e resgate e termos de raio de ação, e 99 por cento em termos de número de sobreviventes.
 

Fotos