Para oferecer-lhe um melhor serviço a Helibras utiliza cookies. Ao continuar acessando o site você está de acordo com essa ação.. Concordo

Introdução

A Airbus Helicopters busca novas tecnologias e soluções para dar suporte às necessidades crescentes de seus clientes a para reduzir o impacto ambiental de seus produtos e processos. Projetos em andamento têm mostrado resultados promissores, desde as tecnologias de exploração que reduzem as emissões de CO2, à redução dos níveis de ruído dos helicópteros, estabelecendo novos recordes na velocidade e alcance dos helicópteros.

Pesquisa Inovadora

Estudos de redução sonora e procedimentos de baixo ruído

Os helicópteros da Airbus Helicopters estão entre os mais silenciosos em suas categorias, com níveis de ruído certificados bem abaixo nas normas de certificação. Pesquisar meios de reduzir ainda mais o ruído externo de seus produtos é parte do trabalho diário da empresa.

Os esforços atuais de pesquisa concentram-se na redução de ruídos na fonte sonora, através da otimização do design e operação dos rotores principais e sistemas anti-torque. Um dos resultados desses esforços é o desenvolvimento do do Blue Edge - plataforma de lâmina com dupla varredura, que tem demonstrado significativa redução de ruído em vôo numa aeronave de demonstração.

Tecnologias como essa poderiam eventualmente ser aplicadas a todos os helicópteros.

Os modelos mais recentes da Airbus Helicopters, H145 e H175, já integram muito dos resultados dessas pesquisas e apresentam bom desempenho em termos de níveis de ruído.

Por exemplo, a certificação cumulativa de níveis de ruído do H145 teve redução de 5 dB em comparação à versão anterior. O helicóptero de porte médio H175 possui a mais ambiciosa regra de programação de RPM para rotor de baixo ruído da Airbus Helicopters desenvolvida para aeronaves de série até agora - tornando-o o mais silencioso da categoria.

A Airbus Helicopters desenvolveu e testou também diversas inovações através da iniciativa conjunta de tecnologia "Céus Limpos" incluindo procedimentos para vôos de baixo ruído.

Esses novos procedimentos permitem ao piloto seguir o caminho que melhor se limita ao de ruído sobre a população. Com esta abordagem, a intenção a curto prazo é diminuir a característica de ruído de muitos vôos em 30%, embora o objetivo a longo prazo possa ser dobrar a redução.

 
Aperfeiçoamento aerodinâmico

A resistência aerodinâmica é responsável por uma grande parte da energia consumida pelo helicóptero ao voar. A Airbus Helicopters estuda, projeta, constrói e testa múltiplos avanços aerodinâmicos no atual design estado-da-arte de seus helicópteros. Futuros produtos da Airbus Helicopters serão positivamente influenciados por essas pesquisas, que estão enquadradas na iniciativa "Helicóptero Verde" da "Céus Limpos".

 
Motor de alta compressão

Em apoio à iniciativa Helicóptero Verde da "Ceus Limpos", a Airbus Helicopters instalou e testou em terra um motor de alta compressão para demonstração em seu helicóptero H120.

O objetivo de construir este motor não é apenas reduzir significativamente o consumo de combustível e as emissões, mas também testar a correta relação peso/potência para proporcionar uma alternativa sustentável ao motor de turbina clássico.

O motor está atualmente em fase de testes em terra, com vôo de teste programado para o início de 2015. O sucesso deste projeto irá auxiliar a definir avanços e inovações adicionais em motores otimizados para a próxima geração de helicópteros leves.

 
Helicóptero composto

Nos moldes da "Céus Limpos 2", a Airbus Helicopters está projetando um helicóptero composto de demonstração em larga escala apelidado de LifeRCraft.

Este aparelho de demonstração irá oferecer uma combinação com eficiência energética para os recursos de asa fixa para içamento, propulsores abertos e um rotor principal que permite VTOL (aterrisagem e decolagem verticais).

A resistência aerodinâmica será consideravelmente reduzida graças a um design de estrutura que tira vantagem dos resultados obtidos na iniciativa "Helicóptero Verde" da "Céus Limpos".

A design avançado permitirá uma velocidade de cruzeiro 50% maior e até 12% na redução de combustível e emissões de CO2, em comparação com os helicópteros da geração atual.

 
Bluecopter

?

 

Eco-Eficiência

Materiais alternativos e novos processos

A Airbus Helicopters integra os maiores aspectos ambientais no ciclo de vida de um produto, já no início do processo de design. Um exemplo concreto deste "Eco Design" foi testado em vôo do aparelho de demonstração de alta velocidade X3 da Airbus Helicopters que utiliza fibras naturais de linho em materiais compostos. Estas tecnologias e derivadas poderão ser aplicadas na próxima geração de helicópteros.

 
CORINE

A Airbus Helicopters e seus parceiros trabalham em conjunto no projeto CORINE para aprimorar o desempenho ambiental de materiais e processos utilizados no design e fabricação de helicópteros.

 
Recycling

Via the Clean Sky initiative, Airbus Helicopters and its partners are assessing and developing solutions for recycling materials which currently and in the future will be used to build helicopters.

 
ISO 14001

Todos as fábricas da Airbus Helicopters na Europa estão certificadas pelas normas de gestão ambiental ISO 14001 para efetivamente controlar e reduzir constantemente os impactos ambientais. Adicionalmente, os centros de atendimento da Airbus Helicopters na Malásia, Romênia, Singapura, Canadá e Estados Unidos também estão certificadas pelo ISO 14001.

 
ISO 50001

Airbus Helicopters’ sites in France and Spain fulfill the requirements of the energy management system ISO 50001 to use energy more efficiently.

 
Economizando energia

As fábricas da Airbus Helicopters executaram diversos passos para aumentar sua eficiência ambiental. Exemplos incluem os 16.000 metros quadrados de painéis fotovoltáicos instalados sobre a área de estacionamento de veículos na fábrica de Marignane, na França. Em Donauwörth, na Alemanha, o uso de energia geotérmica nas montagens das novas portas A350 XWB economiza até 2,7 GWh anualmente. Usinas térmicas combinadas também são instaladas no local, bem como na fábrica de Querétaro, no México, permitindo economia acumulada de 3.000 toneladas de emissões de CO2 anuais.

 

Destaques em Inovação

  • Também foi lançado recentemente o helicóptero H160 da Airbus Helicopters, que oferece desempenho significativamente maior, menor consumo de combustível, menores níveis de ruído e fornecendo aos pilotos uma nova forma de pilotar.

    Leia mais sobre H160

História do X3

  • 19/06/2014. O X3 da Airbus Helicopters entreou para o Museu do Ar e Espaço Francês em Paris-Le Bourget.

  • 07/23/2012. O revolucionário helicóptero X3 da Airbus Helicopters chegou em Washington para a etapa final da turnê de aeronaves dos E.U.A.

  • 06/20/2012. A Airbus Helicopters iniciou a turnê com seu helicóptero híbrido de alta velocidade X3.

  • 06/12/2012. A aeronave híbrida X3 da Airbus Helicopters chegou aos Estados Unidos para uma turnê de um mês de demonstração das características exclusivas de seu avançado sistema de transporte em alta velocidade, tanto para clientes civis quanto militares.

  • 05/03/2012. A Sociedade Americana de Helicópteros (AHS) concedeu o prêmio anual de reconhecimento pelo aperfeiçoamento alcançado na tecnologia em helicópteros pela equipe da Airbus Helicopters que desenvolveu a aeronave híbrida de demonstração X3.

  • 06/14/2011. A inovação da Airbus Helicopters atingiu os céus da Paris Air Show: o helicóptero de demonstração híbrido X3 fez seu vôo público de estréia.

  • 05/16/2011. O heliicóptero de demonstração híbrido X3 da Airbus Helicopters promete ampliar as fronteiras na aviação com helicópteros ultrapassando sua velocidade original de 220 kts, demonstrando o desempenho da aeronave, recursos e maturidade.

  • 12/09/2010. O objetivo de uma velocidade de 180 kts é atingido antes do previsto com este helicóptero inovador.

Programa Open Innovation

Você é uma pequena ou média empresa (SME) criativa procurando atingir novos mercados? Envie suas idéias à plataforma Inovação Aberta da Airbus Helicopters.

A iniciativa Inovação Aberta da Airbus Helicopters busca identificar e aplicar imediatamente avanços tecnológicos aos produtos e serviços da empresa - com o objetivo de criar novos mercados e cultivar parcerias com pequenas e médias empresas dinâmicas e líderes.

A seleção é baseada em critérios pré-definidos, que incluem o que segue: um grau suficientemente alto de maturidade tecnológica, a possibilidade de retorno rápido de investimento, a possibilidade de integrar características específicas na indústria aeroespacial e impacto positivo na satisfação do cliente e qualidade de serviço.

A plataforma de Inovação Aberta oferece aos criadores de projetos selecionados uma parceria com a Airbus Helicopters com uma estrutura contratual pré definida englobando os aspectos específicos da inovação, tais como o desenvolvimento de experiência e propriedade intelectual, além do potencial para o desenvolvimento industrial com o decorrer do tempo.

Embora o programa objetive primeiramente as empresas de pequeno e médio porte, está aberto para todas as entidades legais que possuam um parque industrial ou científico adequado.

Atualmente orientado para as empresas francesas, o programa irá muito em breve ser aberto para todas as empresas pelo mundo.

“A Airbus Helicopters tem procurado sempre tornar as pequenas e médias empresas uma parte integral de sua estratégia industrial e o programa Inovação Aberta é a prova mais atual disso. Graças às parcerias mutuamente benéficas e enriquecedoras, isto oferece a todas as pequenas e médias empresas inovadoras a oportunidade de conhecimento e desenvolvimento.”


Jean-Brice Dumont,

Vice Presidente Executivo de Engenharia da Airbus Helicopters