Para oferecer-lhe um melhor serviço a Helibras utiliza cookies. Ao continuar acessando o site você está de acordo com essa ação.. Concordo

Origem

O Grupo Eurocopter foi criado em 1992 com a união das divisões de helicópteros da Aerospatiale (França) e da Deutsche Aerospace (Alemanha). Em janeiro de 2014, a empresa foi renomeada Airbus Helicopters, abrindo um novo capítulo em sua história.

2015

  • 1º Janeiro, 2015: Os produtos Airbus Helicopters ganharam novos nomes. As letras EC foram substituídas pela letra H.

  • 14 Janeiro, 2015: A frota da Airbus Helicopters ultrapassa o marco de 10 milhões de horas voadas a serviço do setor de Oil & Gas

  • 19 Fevereiro, 2015: A Airbus Helicopters abre um novo Centro de Engenharia em Łódź, Polônia, para expandir suas atividades de Pesquisa & Desenvolvimento.

  • 3 Março, 2015: A Airbus Helicopters apresenta o novo H160

  • 6 Março, 2015: A Airbus Helicopters faz o lançamento do pacote de serviços HCare

  • 16 Junho, 2015: A Airbus Helicopters lança a fase conceitual do X6, o futuro dos helicópteros de grande porte

  • 23 Junho, 2015: A Airbus Helicopters inaugura um novo Centro de Treinamento em Donauwörth, Alemanha

  • 30 Outubro, 2015: A Airbus Helicopters desenvolveu uma linha de montagem final na China, em cooperação com a Ecopark, empresa Sino-Germânica

  • 4 Novembro, 2015: A Airbus Helicopters e a Korea Aerospace Industries firmam parceria para exportação e suporte de plataformas de helicópteros Coreanos: Helicópteros Civis Leves e Helicópteros Armados Leves fabricados na Coréia para comercialização em todo o mundo.

  • 10 Novembro, 2015: A Airbus Helicopters inicia testes em voo com motores de alta-compressão como parte da iniciativa European Clean Sky.

  • 17 Novembro, 2015: A Airbus Helicopters Industries em Brasov, Romênia, lança oficialmente o H215 (anteriormente denominado AS332 C1e/L1e) que será produzido naquele país.

2014

  • 1º de janeiro de 2014: A Eurocopter torna-se a Airbuis Helicopters. O novo nome marca uma nova era na história da empresa e deu-se a partir da fusão com a Airbus e Airbus Defense & Space com o novo Grupo Airbus.

  • 21 de janeiro de 2014: O EC175 é certificado pela Agência de Segurança Aérea Européia (EASA).

  • 28 de fevereiro de 2014: Lançamento do mais novo membro da família Super Puma: a versão utilitária do "cavalo de batalha”, o multi missão AS332 C1e.

  • 25 de março de 2014: A Airbus Helicopters e a Avicopter da China firmam contrato de produção conjunta para 1.000 unidades de helicópteros EC175/AC352.

  • 14 de abril de 2014: A Airbus Helicopters lança o primeiro simulador de voo completo no Japão, o FFS do EC135 P2+.

  • 17 de abril de 2014: O mais novo membro da renomada família de helicópteros EC145 da Airbus Helicopters, o EC145 T2, recebe certificação.

  • 15 de maio de 2014: A Airbus Group entrega o 300º helicóptero Lakota ao Exército Americano dentro do prazo e do orçamento.

  • 21 de maio de 2014: O BO105 contabiliza mais de 8 milhões de horas de voo, demonstrando a confiabilidade desta aeronava por mais de 40 anos em todo o mundo.

  • 17 de junho de 2014: O primeiro EC725 “fabricado no Brasil é entregue à Marinha Brasileira.

  • 19 de junho de 2014: O X3 da Airbus Helicopters’ é inserido no Museu Nacional Francês do Ar e do Espaço (Museu do Ar e Espaço) em Le Bourget – Paris.

  • 25 de junho 2 de, 2014: O 200º NH90, um TTH (Helicóptero de Transporte Tático) foi entregua pela NH Industries para a Defesa Belga.

  • 7 de julho de 2014: A Airbus Helicopters firma um contrato recorde para fornecer 123 helicópteros civis à três clientes chineses de diversas províncias.

  • 7 de julho de 2014: O simulador completo de voo do EC175 Nível D recebe certificação de navegabilidade aérea da EASA em entra em operação.

  • 31 de julho de 2014: É feita a entrega do primeiro EC145 T2 à operadora alemã DRF Luftrettung.

  • 21 de outubro de 2014: A EASA certifica o novo EC135 T3, completando um novo capítulo na história do EC135.

  • 27 de novembro de 2014: O novo helicóptero leve militar e multi função, o EC645 T2, completa seu primeiro voo.

  • 2 de dezembro de 2014: A Airbus Helicopters Training Services forma seu 50.000º aluno.

  • 9 de dezembro de 2014: O EC135 T3/P3 entra em serviço com a operadora Italiana Aiut Alpin Dolomites em operações de salvamento em altitude.

  • 10 de dezembro de 2014: A Airbus Helicopters trabalha em conjunto com as operadoras para desenvolver o primeiro Manual Operacional de Voo para Tripulação (FCOM) para o uso do EC225 no segmento de petróleo e gás.

  • 11 de dezembro de 2014: Uma cerimônia de entrega marcar o fornecimento dos primeiros EC175 à NHV para missões de petróleo e gás.

2013


  • 23 Janeiro, 2013: Voo do primeiro NH90 produzido pela Eurocopter España em sua unidade de Albacete.

  • 14 Fevereiro, 2013: A Eurocopter amplia suas atividades no México com a inauguração de um centro de produção para componentes de aeronaves de alta-tecnologia.

  • 5 Março, 2013: A Eurocopter faz o lançamento dos EC135 T3/P3, com pedidos dos U.S.A., Noruega e Italia.

  • 12 Março, 2013: A EADS nomeia Guillaume Faury como novo CEO da Eurocopter, com a saída de s Lutz Bertling do Grupo.

  • 18 Abril, 2013: A Eurocopter Corporate Foundation decola. A nova organização filantrópica vai apoiar causas humanitárias e ajudar os necessitados.

  • 25 Abril, 2013: A Eurocopter realiza voos de demonstração com o EC145 não-tripulado, validando a possibilidade de integrar as capacidades do voo não-tripulado à sua família de helicópteros.

  • 14 Maio, 2013: A Eurocopter inaugura seu novo Centro de Desenvolvimento de helicópteros Systemhaus em Donauwörth, Alemanha.

  • 11 Junho, 2013: O X3, helicóptero híbrido da Eurocopter, faz história na aviação atingindo a marca de 255 nós de velocidade em voo nivelado.

  • 13 Junho, 2013: A Helisim celebra o marco de 100,000 horas de voo em simulador com clientes internacionais.

  • 20 Junho, 2013: A Eurocopter inicia a construção da sua nova unidade industrial em Paris-Le Bourget.

  • 12 Setembro, 2013: Donauwörth oferece o primeiro heliponto na Europa com condições otimizadas de segurança para o pouso.

  • 23 Setembro, 2013: Foi anunciado que em 2014,a planta da Airbus Helicopters em Columbus, Mississippi (EUA) será ampliada para receber a linha de montagem e ensaios em voo para os helicópteros Eurocopter AS350.

2012


  • 1º de Janeiro de 2012: O Grupo Eurocopter celebra seu 20º aniversário.

  • 12 de Janeiro de 2012: Os primeiros helicópteros AS350 B3e melhorados são entregues pela Eurocopter Vostok à operadora Russa UTais Aviation.

  • 12 de fevereiro de 2012: A Eurocopter lança o novo EC130 T2. Sete clientes encomendam 105 helicópteros no lançamento.

  • 5 de março de 2012: A equipe responsável pela aeronave de demonstração híbrida X3, recebe prêmio por inovação da American Helicopter Society International.

  • 27 de abril de 2012: O 500º helicóptero EC145 é entregue à operadora Mexicana de Transportes Aéreos Pegaso.

  • 23 de maio de 2012: A Eurocopter entrega seu primeiro conjunto de portas de passageiros A350 XWB.

  • 20 de junho de 2012: A Airbus Helicopters inicia sua turnê de um mês do X3 pelos EUA, encerrada em Washington, DC.

  • 3 de outubro de 2012: A American Eurocopter entrega seu primeiro EC130 T2 ao Maverick Aviation Group.

  • 9 de novembro de 2012: A tecnologia do demonstrador X3 da Airbus Helicopters torna-se a atração principal na ILA Berlin e o helicóptero participa de voos diários de exibição.

2011


  • 1º de Fevereiro de 2011: Inauguração do novo centro de suporte e serviço da Eurocopter em Aberdeen.

  • 15 de Fevereiro de 2011: Falecimento de Jean Boulet.

  • 6 de Março de 2011: Lançamento comercial do EC145 T2 e das novas versões “e” na Heli-Expo.

  • 7 de Março de 2011: A UTair assina contrato para o fornecimento de 15 EC175s.

  • 19 de Abril de 2011: Entrega do 1.000º Dauphin à Pawan Hans.

  • 9 de Maio de 2011: Terreno acidentado para o projeto Systemhaus.

  • 12 de Maio de 2011: X3 alcança velocidade de 232 kt (430 km/h).

  • 16 de Junho de 2011: Inauguração da Global Logistics.

  • 24 de Junho de 2011: A Eurocopter confirma contrato com a Héli-Union para fornecimento de 4 EC175s.

  • 27 de Junho de 2011: Criação da empresa KAI-EC Helicopter.

  • 30 de Junho de 2011: A Eurocopter adquire a Vector Aerospace.

  • 12 de Julho de 2011: Entrega do 100º EC225 ao Grupo Bristow.

  • 20 de julho de 2011: Entrega do 1.000º EC135 para a ADAC.

  • 25 de outubro de 2011: Começam as obras para a construção da nova fábrica no México.

  • 26 e 28 de outubro de 2011: Certificado de conformidade para as variantes alemãs (T1/T2+), italianas (T3), francesa (T6) e Belga (T11) do NH90 TTH em configuração final.

  • 1º de dezembro de 2011: Entrega do ARH final pela Australian Aerospace.

  • 22 de dezembro de 2011: Entrega do primeiro NH90 TTH à França.

2009


  • 1º de abril de 2009: A Eurocopter no Japão une-se a um Grupo distribuidor local, aumentando a fatia da Eurocopter no mercado para 90%.

  • 5 de junho de 2009: O primeiro NH90 em configuração IOC+ é entregue à Escola do Corpo Aéreo da Força Aérea Alemã em Buckeburg.

  • 18 de junho de 2009: A Eurocopter e a BWB firmam contrato para restaurar 26 helicópteros de transporte CH53 GS/GE operados pelo Exército Alemão.

  • 30 de Junho de 2009: O Tiger versão HAD, equipado com dois motores MTR390 “melhorados” que permitem uma decolagem com 14% a mais de potência, faz seu primeiro voo.

  • 10 de Julho de 2009: Como parte do Korean Helicopter Program (KHP), Veíulo de Teste Dinâmico (DTV) desempenha seu primeiro voo em Marignane.

  • 31 de Julho de 2009: Testes do primeiro protótipo para o programa Korean Utility Helicopter (KUH) na Coréia do Sul.

  • 10 de Agosto de 2009: Três Tiger HAP na versão Standard 1 foram deslocados para o Afeganistão desde esta data.

  • 28 de Agosto de 2009: O Primeiro NH90 em configuração IOC+ é entregue ao Exército Finlandês.

  • 18 de Setembro de 2009: O Ministério da Defesa Britânico firma contrato para atualizar 29 Puma HC1s operados pela Royal Air Force.

  • 18 de Setembro de 2009: Obtida a qualificação "Passo A" para a versão naval do NH90 para a Holanda.

  • 17 de Novembro de 2009: Obtida a qualificação "Passo A" para a versão naval do NH90 para a França.

  • 4 de Dezembro de 2009: O EC175 faz seu primeiro voo.

  • 17 de Dezembro de 2009: O EC175 passa por sua inauguração oficial em Marignane na presença de diversos convidados: clientes, parceiros, fornecedores, jornalistas e funcionários da Eurocopter.

  • 24 de Dezembro de 2009: A Helibras, subsidiária da Eurocopter no Brasil, firma contrato para modernizar os 34 AS365 K Panthers operados pelo Exército Brasileiro.

2008


  • 24-26 de Fevereiro de 2008: A Eurocopter lança o EC175 na Heli-Expo 2008: 111 opções de compra são assinadas.

  • 11 de Março de 2008: O primeiro NH90 é entregue à Força Aérea Finlandesa.

  • 24 de Junho de 2008: O drone de demonstração do EC155 (UAV) seu primeiro vôo oficial não tripulado.

  • 30 de Junho de 2008: O ministério de Saúde Polonês firma um contrato de 23 EC135s e um simulador EC135.

  • 19 de Novembro de 2008: A Eurocopter anuncia a criação da Eurocopter Indonesia.

  • 23 de Dezembro de 2008: A Agência de Contratos de Defesa Francesa encomenda 22 Helicópteros de Transporte Táticos (TTH) NH90.

  • 23 de Dezembro de 2008: O consórcio Eurocopter-Helibras firma um contrato com o Govç~erno Brasileiro para 50 EC725s.

2007


  • 15 de Fevereiro de 2007: Certificação da nova versão AS355 NP do Ecureuil/A-Star.

  • 28 de Março de 2007: Inauguração da nova fábrica Eurocopter España em Albacete.

  • 20 de Junho de 2007: Entrega da primeira versão "cabine alta" do NH90 ao FMV (Adimistração de Materiais da Defesa Sueca).

  • 20 de Junho de 2007: Celebração do 15º aniversário da Eurocopter com quase 800 clientes no Château de Chantilly.

  • 27 de Agosto de 2007: O primeiro UH-72A “feito na América” é entregue ao Exército Americano.

  • Setembro de 2007: A frota de 96 AS365/HH-65 Dauphins operada pela Guarda Costeira Americana ultrapassam a marca de um milhão de horas de vôo.

  • 25 de Setembro de 2007: O “helicopter by Hermès” é apresentado ao público na esposição NBAA em Atlanta.

  • 1º de Novembro de 2007: A Eurocopter cria a Eurocopter UK, sua subsidiária no Reino Unido.

  • 30 de Novembro de 2007: A Delegação Geral Francesa para Armamentos (DGA) firma um contrato para o fornecimento de 68 NH90s na versão TTH (Helicóptero de Transporte Tático), incluindo 12 encomendas.


2006


  • 31 Março, 2006: A Agência de Gerenciamento de Helicópteros, NATO, qualifica a versão TTH armada do NH90 Army para o Exército Alemão.

  • 6 Abril, 2006: A Eurocopter inaugura sua subsidiária na Russia, a Eurocopter Vostok.

  • 5 Junho, 2006: é lançado oficialmente o Programa do Helicóptero Coreano com a Coréia.

  • 20 Junho, 2006: O Exército Americano seleciona 322 helicópteros UH-72A (uma versão do EC145) para o programa Light Utility Helicopter (LUH).

  • 11 Dezembro, 2006: O primeiro UH-72A é entregue ao Exército Americano.

  • 13 Dezembro, 2006: Entrega dos três primeiros NH90 ao Exército Alemão.

2005


  • 18 de Março de 2005: Entrega do primeiro Tiger HAP ao Exército Francês.

  • 18 de Março de 2005: Voo de estréia da primeira versão do NH90 “cabine alta”.

  • 6 de Abril de 2005: Entrega do primeiro Tiger UHT ao Exército Alemão.

  • 14 de Maio de 2005: Recorde mundial de decolagem em altitude registrado pelo Esquilo AS350 B3.

  • 8 de Setembro de 2005: Voo de estreia de uma aeronave equipada com sistema de controle de rotor com servo flaps.

  • 5 de Dezembro de 2005: Os presidentes da AVIC Il, Harbin Aircraft Industry Group e Eurocopter firmam o contrato de cooperação do EC175.

2004


  • 20 de março de 2004: A divisão de programas aeronáuticos da Delegação Geral Francesa para Armamentos (DGA) emitiu uma certificação militar para a versão HAP do Tiger. Em 30 de março, a Organização Européia para Cooperação Conjunta de Armamentos (OCCAR), então qualificou essa versão.

2003


  • 12 de dezembro de 2003: Voo de estréia do NH90 com controles completos fly-by-wire.

  • 15 de dezembro de 2003: A EADS CASA adquire parte do capital da Eurocopter.

2002


  • 22 de setembro de 2002: A Eurocopter e a EADS CASA assinam um memorando para entendimentos sobre a criação da Eurocopter España.

  • Criação da Eurocopter Malaysia, uma subsidiária de propriedade integral da Eurocopter, baseada em Subang.

2001


  • 21 de junho de 2001: Criação da Eurocopter Romania, uma subsidiária de propriedade da Eurocopter (51%) e da Indústria Aeronáutica Româna (49%); baseada em Brasov.

  • 12 de julho de 2001: Criação da Eurocopter Chile, de propriedade integral da Eurocopter, baseada em Santiago.

  • 21 de dezembro de 2001: Contrato firmado com a Austrália para 22 Tigers.

  • Criação da COHC Gamec, uma subsidiária de propriedade da Citic Offshore Helicopter Company (51%), Eurocopter (21%), Samwell Aviation (15%) e Bristow (13%); baseada em Shenzhen, China.

2000


  • 30 de junho de 2000: Os quatro estados parceiros do programa NH90 assinam um contrato para início da produção de um lote de 298 aeronaves.

  • 10 de julho de 2000: O grupo EADS é formado.

  • 27 de novembro de 2000: Voo de estreia do EC725.

1999


  • 10 de junho de 1999: O grupo Aerospatiale Matra é fundado.

  • 21 de junho de 1999: Voo de estreia do EC145, sucessor do BK117. O EC145 oferece um incremento do peso de decolagem e capacidade de carga, bem como um moderno cockpit, idêntico ao do EC135.

  • 24 de junho de 1999: Voo de estreia do EC130. Este novo membro da família Esquilo oferece mais espaço de cabine, grande visibilidade e nível reduzido de ruído, cumprindo com as normas para serviços nos Parques nacionais Americanos, como no Grand Canyon.

1998


  • 22 de julho de 1998: A Aerospatiale anuncia sua privatização como resultado da fusão com a subsidiária Legardère Matra Hautes Technologies.

  • 17 de novembro de 1998: A Daimler-Chrysler faz seu debut no mercado de ações. Sua subsidiária Dasa, acionista da Eurocopter, é renomeada como Daimler-Chrysler Aerospace AG.

1997


  • 17 de junho de 1997: Voo de estreia do EC155. Esta versão melhorada do Dauphin (rotor principal Spheriflex com hélice de 5 lâminas e silencioso rotor de cauda Fenestron®) oferece 40% a mais de espaço na cabine.

  • 2 de julho de 1997: Primeiro voo sobre cabos do NH90, o primeiro helicóptero a ser equipado com o sistema de controle fly-by-wire.

  • A Eurocopter Philippines Inc. é criada. Baseada em Manila, a empresa é propriedade da Eurocopter (70%) e a PADC (30%).

1996


  • 15 de fevereiro de 1996: O NH90 faz seu primeiro voo oficial em Marignane diante de representantes das nações clientes, jornalistas convidados e VIPs.

  • 30 de outubro de 1996: Voo de estreia do AS365 N3, a versão de alto desempenho da família Dauphin.

1995


  • 9 de junho de 1995: Voo de estreia do EC120. Com este helicóptero, a Eurocopter estende sua linha para incluir máquinas de 1,5 toneladas em sua gama.

1994


  • 15 de fevereiro de 1994: Voo de estreia do EC135, o primeiro helicóptero da linha Eurocopter e sucessor do BO108. A adição mais importante ao EC135 é seu rotor de cauda Fenestron®. Ele também é equipado com rotor principal não rolamentado

1992


  • 1º de janeiro de 1992: A divisão de helicópteros da Aerospatiale (França) e a MBB (Alemanha) fundem-se para formar o grupo Eurocopter.

  • 1º de setembro de 1992: O contrato de desenvolvimento do NH90 é assinado.

  • 20 de outubro de 1992: O contrato de desenvolvimento conjunto do EC120 é assinado entre a Catic (China) e a Singapore Aerospace Ltd (Singapura).

  • A American Eurocopter é fundada: Como resultado da fusão entre a Aerospatiale Helicopter Corporation e a MBB Helicopter Corporation.

  • A Aerospatiale Helicopter Australia passa a ser Eurocopter International Pacific, depois veio a ser Australian Aerospace, em 2002.

  • A Eurocopter Service Japan é fundada e depois renomeada para Eurocopter Japan, em 2005.