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Introdução

Desenvolvido para as missões mais exigentes, a confiabilidade e durabilidade do H225M foram demonstradas em condições de combate e áreas de crise que incluem o Líbano, Afeganistão e Mali, ao mesmo tempo em que também apoiou operações lideradas pela NATO na Líbia. Como o último membro da família militar Super Cougar/Puma da Airbus Helicopters, esse helicóptero de 11-ton, anteriormente chamado de EC725, está pronto para diversas missões.

Aeronave

Uma "casa de máquinas" tudo em um

distribuam onde e quando necessário. Operando tanto de navios como da terra, esse helicóptero possui uma capacidade para qualquer tempo - incluindo voos em condições de gelo - suportada pela compatibilidade com óculos de visão noturna de última geração.

A excelente faixa de 700 milhas náuticas do helicóptero é estendida com abastecimento ar-ar, que pode ser realizado durante voos para frente e quando estiverem suspensos.

Alimentado por dois motores de última geração, o rotor de cinco pás do H225M fornece um nível de vibração excepcionalmente baixo, e o design modular da montagem mecânica do rotor permite uma manutenção mais fácil.

Veja o Infográfico do H225
 
A máquina de um piloto

O H225 é equipado com aviônica de última geração e sistemas de comunicação que reduzem a carga de trabalho da tripulação ao mesmo tempo que aumentam a capacidade e segurança da missão. Os Helicópteros Airbus incorporaram avanços significantes em termos de interface homem-máquina, assegurando que as informações mais importantes cheguem ao piloto para o processo de tomada de decisão mais eficaz.

A tripulação de voo possui na palma de suas mãos todos os dados de navegação e pilotagem dos instrumentos de voo eletrônicos na cabine do piloto de vidro, incluindo controle do motor digital de autoridade plena de dois canais para as duas turboélices Turbomeca do H225M.

O piloto automático dual-duplex de 4 eixos renovado da Airbus Helicopters fornece uma precisão e estabilidade excepcionais e permite o voo em padrões de busca e resgate, assim como abordagens automáticas em procedimentos de regras de voo instrumental (IFR).

Um redundância incomparável é fornecida em sistemas chave a bordo para manter a funcionalidade completa, incluindo o Sistema de Controle de Voo Automático (AFCS) dual-duplex, o controle de motor digital de autoridade plena (FADEC) bimotor com backup; cinco instrumentos de voo eletrônicos de LCD; e dois Visores de Monitoramento do Veículo, dentre outros recursos.

 
Resistente

Utilizando a herança militar comprovada do rotorcraft Puma e Super Puma da Airbus Helicopters, o H255M foi concebido pensando na capacidade de sobrevivência. A sua fuselagem possui as estruturas principais reforçadas e está equipada com trem de pouso com amortecedores de impacto, juntamente com tanques de combustível resistentes ao choque e auto-vedantes.

A proteção da cabine do piloto é fornecida através de assentos da tripulação amortecedores de impacto e blindados, enquanto que a cabine pode ser equipada com blindagens nos pisos e paredes ou com carpetes blindados. A construção multicaixa das pás do rotor aumenta a sua resistência para impactos de balas.

Contribuindo para a sobrevivência do H225M está um receptor de aviso de radar, sistema de aviso de aproximação de míssil, e dispensers de flare/chaff. Os escapamentos do motor podem ser equipados com supressores infravermelhos, com proteção contra areia e gelo fornecido pelo design de entrada e com filtros instaláveis.

 
Equipamento da missão

O H225M está pronto para tudo, desde missões na linha de frente até apoio logístico crítico. O armamento qualificado inclui uma metralhadora 7,62 mm nas janelas da cabine dianteira; juntamente com casulos para armas 20 mm de munição 180 e lançadores de foguete 2.75-in de tubo-19.

Incluídos na aviônica da missão estão um sistema de gerenciamento de voo com Doppler, navegação de satélite GPS e modos SAR (busca e resgate); um mapa digital em movimento; um sistema localizador pessoal; um alto falante e um holofote, entre outros.

 
Manutenção

Da base de origem até os locais mais remotos, os Helicópteros Airbus conceberam o H255M pesando na capacidade de manutenção.

As turboélices Turbomeca Makila 2A1 são de design modular para uma fácil manutenção, e a cabeça do rotor principal de fibra de vidro Spheriflex® da Airbus Helicopters é de fácil ajuste. A fuselagem inclui um degrau embutido para acesso aos motores.

As informações gerais de manutenção são fornecidas através do HUMS integrado (Sistema de Monitoramento de Uso de Saúde).

Veja a seção Suporte e Serviços para informações adicionais.

 

Missão

Suporte Tático

A cabine de fácil acesso e a alta capacidade de carga do H225M, combinadas com uma alta velocidade constante, longo alcance e agilidade em voo torna essa aeronave o helicóptero de transporte tático perfeito para tropas e carga.

A sua grande cabine e desempenho de levantamento de cargas pesadas permite que o rotorcraft carregue até 29 tropas/pessoal nos assentos da cabine, ou até 20 tropas/pessoal em assentos amortecedores de impacto embutidos na parede. As operações são facilitadas por duas grandes portas de carga deslizantes e duas grande janelas corrediças, o que deixa as principais portas da cabine desobstruídas.

Para missões de transporte de carga, o piso de alta densidade da cabine do H225M acomoda uma carga interna considerável, enquanto que a capacidade máxima da eslinga de carga externa é de 4.750 kg.

 
Busca e Resgate

As missões de busca e resgate (SAR) requerem um helicóptero rápido, de alta performance capaz de funcionar em qualquer tempo. O H225M pode realizar essas missões onde outro rotorcraft não conseguir, oferecendo desempenho, resistência, alcance e segurança superiores.

Capaz de decolar em menos de cinco minutos, seguido por alta velocidade constante, o H225M chega na cena rapidamente e já está pronto para um rápido retorno à base quando a tarefa for concluída.

Os seus baixos níveis de vibração fornecem um ótimo ambiente para a tripulação e passageiros - o que é importante para concentração e prontidão da missão - enquanto também reduz a fatiga da fuselagem e equipamento.

O raio de ação de mais de 300 milhas náuticas é expansível através de reabastecimento durante o voo ou quando estiver suspenso- fornecendo o alcance necessário em missões de longo alcance ou durante operações de SAR prolongadas.

 
MEDEVAC/CASEVAC

A cabine de fácil acesso e a alta capacidade de carga, combinadas com uma alta velocidade constante, longo alcance e agilidade em voo torna essa aeronave bem adequada para evacuações médicas e deveres de evacuação de baixas (MEDEVAC/CASEVAC).

Até 11 macas e cinco assistentes podem ser instalados. Outra possibilidade é o transporte de duas unidades médicas independentes com assistentes.

 

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