Para oferecer-lhe um melhor serviço a Helibras utiliza cookies. Ao continuar acessando o site você está de acordo com essa ação.. Concordo

Introdução

O H215M é um helicoptero de 9 toneladas da família Cougar e Super Puma, combinando uma linha de produtos robusta com glass cockpit, aviônicos modernos e armamentos para ataque ao solo e missões de apoio.

Aeronave

Cockpit moderno

Equipado com glass cockpit e aviônicos modernos, a cabine de comando do H215M é compatível com óculos de visão noturna (NVG). As características incluem piloto automático digital dual-duplex de 4 eixos e sistema de controle de voo automático associado ( AFCS ), que fornecem proteção ao envelope de voo, precisão e estabilidade inigualável.

O VEMD (Indicador Multifunção de Parâmetros de Célula e Motor) também está incorporado ao painel de instruamentos, que reduz consideravelmente a carga de trabalho do piloto, aumentando ainda mais a segurança de voo.

 
Sempre de prontidão

H215M é uma aeronave pronta para missões em altas temperaturas e grandes altitudes. Os critérios do helicóptero, a baixa vulnerabilidade, capacidade de sobrevivência à acidentes e habilidade de voar em condições de neve garantem a máxima operacionalidade, até mesmo nas situações mais desafiadoras.

Acomoda uma variedade de armamentos e carrega cargas pesadas que podem ser levantadas por um cabo de 4,5 toneladas.

Graças a sua longa fuselagem que oferece carga útil adicional, o H215M é confiável, rápido e altamente manobrável, favorecido por uma excelente reserva de potência das duas turbinas Makila 1A1.

 
Capacidade de Sobrevivência

O H215M tem uma fuselagem robusta que inclui trem de pouso com alta absorção de energia. Assentos anti-impacto foram projetados para o piloto e co-piloto. Os tanques de combustível também foram construídos para serem resistentes a impacto, enquanto as entradas de ar fornecem proteção contra areia e gelo.

 
Fácil Manuteção

Soluções práticas de manuteção ao operador também foram pensadas. Testes para os aviônicos integrados permitem que as equipes de apoio solucionem problemas sem a necessidade de ferramentais específicos.

Os rotores de cauda e principal do H215M, feitos de materiais compostos, foram projetados para uma vida longa e proteção contra a erosão. A manutenção em campo é facilitada por carenagens dos motores que , quando abertas, servem como uma plataforma de trabalho.

Uma exclusividade da Airbus Helicopters é um conteiner "abrigo" de 20 pés transportável por terra, mar e ar que possibilita operação de manutenção em locais remotos.

 

Missão

Transporte de tropa e MEDEVAC

O H215M pode carregar de 2 a 24 soldados para missões de transporte. Além disso, pode acomodar 6 pacientes em macas e mais 10 passageiros em voos de evacuação médica.

 
Ataque ao Solo

Armamento qualificado para o H215M inclue canhões de 20mm, lançadores de foguetes de 68mm e metralhadoras.

 

Catálogos

Fotos