Para oferecer-lhe um melhor serviço a Helibras utiliza cookies. Ao continuar acessando o site você está de acordo com essa ação.. Concordo

Introdução

O helicóptero H155 (anteriormente chamado de EC155 B1) da Airbus Helicopters é projetado para uma ampla gama de missões, incluindo corporativas, transporte marítimo, evacuação médica, busca e salvamento e operações policiais. Este helicóptero high-end de cinco toneladas é uma versão aprimorada da comprovada família Dauphin, posicionando-se como o mais tecnicamente avançado helicóptero em sua categoria.

Aeronave

Excelência no design do rotor
O H155 tira vantagem da avançada e comprovada tecnologia de rotores da Airbus Helicopters, fornecendo a mais baixa assinatura de ruído e vibração da categoria. Seu design exclusivo – desde o nariz refinado à sua "barbatana dorsal" claramente distingue o H155 como um membro da renomada família Dauphin.

Seu rotor principal Spheriflex® permite uma viagem suave - mesmo em alta velocidade – em conjunto com excelentes qualidades de manuseio e estabilidade de vôo. O perfil de alta eficiência de suas 5 pás de material composto no rotor principal permite maiores velocidades e capacidade de erguer.

Com seu rotor de cauda embutido Fenestron®, o H155 tira vantagem de uma assinatura de baixo nível de ruído e manutenção simplificada. O conceito de rotor embutido permite controle adicional enquanto aumenta a segurança durante operações no solo, especialmente em áreas confinadas.
 
Rápido e durável
O H155 está equipado com motor de turbina Turbomeca Arriel 2C2, que estão servidos por uma unidade FADEC (Full Authority Digital Engine Control - Controle Digital de Motor com Autoridade Máxima) para segurança máxima sob condições em que um dos motores esteja inativo (OEI). Graças à sua significativa potência, o H155 possui uma grande autonomia bem como a mais alta velocidade de cruzeiro em sua categoria.

A capacidade de missão e durabilidade são garantidas pela construção da fuselagem do H155 com materiais compostos altamente resistentes e livres de corrosão, além de ligas leves.

O H155 oferece um cockpit totalmente em vidro com amplas telas LCD, o que reduz a carga de trabalho do piloto, aumenta a segurança e facilita a manutenção.
 
Manutenção acessível
O H155 tira vantagem de anos de experiência da família Dauphin e é projetado para assegurar baixos custos de manutenção.

Seu rotor principal Spheriflex®, rotor de cauda embutido Fenestron® e pás compostas são projetados para uma longa vida operacional e fácil manutenção. Os motores de turbina Turbomeca Arriel 2C2 são de design modular, com os moto propulsores acessíveis por degraus da própria aeronave e de fácil acesso para manutenção.

A manutenção é ainda facilitada pela construção da fuselagem altamente resistente, materiais resistentes à corrosão e ligas leves de metal.

Está disponível para o H155, o sistema de monitoramento opcional de uso e saúde (HUMS), em conjunto com assistência técnica integrada com base em registro de dados e monitoramento proativo.
 

Missão

Transporte particular e executiva
Elegantemente desenhado, o H155 combina beleza e funcionalidade. Sua ampla e desobstruída cabine acomoda dois pilotos e até 12 passageiros em um design confortável da cabine. A configuração corporativa assenta nove passageiros, enquanto que o arranjo VIP acomoda até oito.

As duas portas extra largas para passageiros com degraus de acesso de largura total facilita o acesso à cabine e o amplo compartimento de bagagens é convenientemente acessado por ambos os lados da aeronave, permitindo rápido acesso a bagagens volumosas. Durante o vôo, os passageiros apreciam vistas panorâmicas oferecidas pelas amplas janelas.

O interior espaçoso e totalmente modular pode ser configurado para isolação de maior espessura e piso especial. O resultado é uma atmosfera de cabine aprazível, que induz ao trabalho, conversação e relaxamento. Opções de alto nível incluem assentos revestidos em couro, tomadas elétricas para laptops, luzes de leitura ajustáveis, ar condicionado na cabine com saídas de ar para cada passageiro, em conjunto com outros atrativos como comunicação por satélite e entretenimento durante o vôo.
 
Transporte em plataformas de gás ou óleo
O H155 tira proveito da experiência operacional e do design da Airbus Helicopters como líder fornecedor de helicópteros para o mercado mundial da indústria de Petróleo e Gás. A aeronave cumpre com as mais exigentes normas de segurança para missões em plataformas marítimas, com controles digitais de motor com autoridade total (FADEC), sistema de piloto automático de quatro eixos e aviônica de ponta para reduzir a carga de trabalho do piloto e dar suporte aos mais altos níveis de segurança de vôo.

Graças à sua alta velocidade, fuselagem compacta, rotor principal alto e rotor de cauda embutido, o H155 é indicado mesmo para pequenos e ocupados helipontos no solo ou no mar. Os baixos níveis de ruído e vibração da ampla cabine e assentos confortáveis para até 12 passageiros e dois pilotos fazem dele a aeronave ideal para missões de longa distância e transporte entre plataformas.

Equipamentos opcionais disponíveis para cumprir com as normas da indústria de gás e óleo incluem botes salva-vidas externos, sistema de mitigação de colisões e alerta de tráfego (TCAS) e proximidade aprimorada de terra (GPWS), gravadores de voz e dados de vôo no cockpit, em conjunto com sistemas de monitoramento de condições e utilização.
 
Segurança pública, busca e salvamento
A alta velocidade do H155 e alta durabilidade fazem dele a ferramenta ideal para atividades de segurança pública desde patrulha até içamento de equipes especiais armadas (SWAT) para vigilância e suporte aéreo para operações no solo. Este helicóptero também é apropriado para missões de busca e salvamento.

Com a maior cabine e capacidade de içamento da categoria, o H155 pode transportar unidades policiais de até 12 membros para a área de incidente. Equipamentos podem ser facilmente carregados no amplo compartimento de bagagens. O H155 oferece visibilidade ímpar e um discreto nível de ruído para operações de vigilância efetivas.

Seu cockpit estado-da-arte de vidro é compatível com óculos de visão noturna, o que o torna totalmente disponíveis para operações diurnas ou noturnas. O sistema de vôo automático de quatro eixos maximiza a efetividade do piloto para missões de alta demanda.

Os equipamentos de missão incluem um display móvel com mapa, um guincho elétrico e sistema de rapel, funda para carga com espelhos externos elétricos, câmeras eletro-óticas diurnas e de infravermelho e alto falantes externos.
 
Serviços médicos de emergência
O H155 é uma versátil ambulância aérea que oferece alta velocidade, longa autonomia, acessibilidade e segurança.

Sua larga e desobstruída cabine possui espaço suficiente para vários pacientes, pessoal de atendimento médico e seus equipamentos – com capacidade para até duas macas com quatro assentos para a tripulação médica. Portas deslizantes extra largas e degraus de acesso de largura total tornam o carregamento rápido e suave.

O rotor principal alto e rotor de cauda permitem operações no solo segura, mesmo com os rotores ligados, enquanto os baixos níveis de ruído e vibração garantem o melhor vôo para os pacientes.
 

Catálogos

Vídeos

Fotos