Para oferecer-lhe um melhor serviço a Helibras utiliza cookies. Ao continuar acessando o site você está de acordo com essa ação.. Concordo

Introdução

Projetado para fornecer excelente desempenho ao longo de seu envelope de vôo, o H145 da Airbus Helicopters (anteriormente chamado de EC145 T2) é o mais novo membro da classe de helicópteros de 4 toneladas – projetado para alta capacidade de missão, especialmente em condições operacionais "high&hot". De tamanho compacto, a pequena área ocupada por este helicóptero e sua flexível cabine fazem desta aeronave a melhor opção para uma grande variedade de missões civis.

Aeronave

Comprovado e versátil

O H145 junta-se à família EC145/BK117 de helicópteros multiuso da Airbus, dos quais existem quase 1.000 unidades operação por todo o mundo - perfazendo um total de mais de quatro milhões de horas de vôo.

Oferecendo uma ampla cabine, fuselagem compacta e potentes motores, o H145 atende um grande leque de necessidades em missões.

Melhorias incorporadas no H145 incluem a inovadora suíte aviônica Helionix® da Airbus Helicopters, além de piloto automático em 4 eixos; desempenho incrementado pelos motores Arriel 2E; um sistema anti torque com a mais nova versão do rotor de cauda embutido Fenestron®; e uma nova caixa de transmissão de cauda, bem como uma caixa de transmissão principal atualizada.

 
Flexível e competente

O design modular do H145 e a ampla cabine desobstruída com piso plano contribuem para a flexibilidade do helicóptero em uma ampla gama de aplicações, acomodando até 8 passageiros na configuração padrão e 10 passageiros na configuração de alta densidade, além de um ou dois pilotos.

Este helicóptero multiuso pode ser direcionado para serviços médicos emergenciais e atividades policiais, além de trabalho aéreo, transporte de passageiros, incluindo aviação executiva e particular, além de vôos de transporte em plataformas marítimas. Para clientes de missões múltiiplas, o H145 pode ser reconfigurado para diferentes funções rápida e facilmente.

 
Desempenho multiplicado

Os propulsores melhorados Arriel 2E do H145 e sua unidade dupla FADEC (Full Authority Digital Engine Control - Controle Digital de Motor com Autoridade Máxima) - em conjunto com os sistemas atualizados de rotores principal e de cauda - garantem um nível sem precedentes de desempenho, tanto em condições de flutuação como em condições de um único motor em operação (OEI).

A tecnologia Fenestron traz ao H145 benefícios tais como segurança ampliada em vôo e no solo, eficiência de controle anti torque melhorada, demanda por potência reduzida em vôo à frete e baixos níveis de ruídos e vibrações.

Para uso com o H145, o Fenestron possui uma nova caixa de transmissão de cauda com novo design que proporciona baixos custos de manutenção e incorpora um atuador duplo de rotor de cauda e circuitos hidráulicos duplos - instalados em uma nova longarina de cauda resistente a impacto.

 
Segurança ampliada

A nova suíte aviônica Helionix® da Airbus Helicopters fornece incontestável superioridade para proteção em envelope de vôo, assistência ao piloto e consciência de situação - resultando em níveis de segurança de vôo sem precedentes.

Cumprindo com as mais recentes normais internacionais de aviônica, a instalação Helionix incorpora o mais inovador sistema de alertas e auto monitoramento.

Adicionalmente, o H145 está equipado com o mais avançado piloto automático "dual-duplex" de 4 eixos especificamente projetado para helicópteros. Isto permite alta estabilidade e precisão de vôo, envelope de vôo exclusivo e proteção sobre limite, decolagem automática e abordagem totalmente acoplada de flutuação, entre outros benefícios.

Maior contribuição para a segurança operacional é proporcionada pela alta configuração do rotor principal, pela longarina de cauda e o rotor de cauda embutido Fenestron® .

 
Helicóptero de manutenção simplificada

Com base na vasta experiência da Airbus Helicopters, adquirida com a família de helicópteros BK117/EC145, os procedimentos de manutenção do H145 otimizam os intervalos entre inspeções periódicas, assegurando maior disponibilidade e redução de custos operacionais.

O sistema opcional de monitoramento do uso do helicóptero (HUMS) monitora a saúde do motor de acordo com as condições de utilização, resultando em maior disponibilidade e menores custos de manutenção.

Informações adicionais estão disponíveis na seção Suporte & Serviços.

 

Missão

segurança pública

O H145 está sempre "pronto para a ação", capaz de ser equipado com moderno sistema de gestão de missão para uma variedade de operações policiais.

Rápido e confiável, o helicóptero pode transportar agilmente até 11 oficiais ao local. Também é ideal para o transporte de forças policiais especiais.

Entre as funções principais temos, patrulha, vigilância e missões de salvamento, suportadas pela cabine espaçosa e flexível e instalação de câmeras noturnas infravermelhas (FLIR), câmeras diurnas que podem ser controladas por um cliente que também mantém comunicação e troca de dados com a base operacional no solo.

Outros equipamentos apropriados incluem potente farol de busca, guincho externo e capacidade simultânea de laçar para duas pessoas - uma de cada lado. Equipamentos sob desenvolvimento incluem um sistema tático de gestão de missão, recursos de conectividade e uma câmera digital EOS (sistema eletro-ótico).

Contribuindo ainda mais com a flexibilidade operacional do helicóptero está o cockpit com visão noturna compatível com óculos de proteção e com um sistema de aquisição de imagens para visão noturna (NVIS).

 
Serviços médicos emergenciais

Com base na utilização por todo o mundo do helicóptero H145 da Airbus Helicopters e seu predecessor BK117 operações de emergências médicas, o H145 está bem direcionado para missões primárias/secundárias e transporte com cuidado intensivo – tirando vantagem desde a o simples e seguro embarque/desembarque de pacientes até as amplas portas deslizantes laterais, além das grandes garras das portas traseiras.

Sua espaçosa e desobstruída cabine foi desenhada especificamente para atingir as normas estabelecidas pelas agências médicas regulamentadoras nacionais. A cabine acomoda uma ou duas macas com rodas com suítes parcial ou total para equipamento médico para operação de até três atendentes.

O helicóptero tira vantagem dos interiores de cabine EMS múltiplos, que foram projetados em cooperação com um dos maiores fornecedores mundiais em EMS.

O conforto tanto para pacientes quanto para a tripulação é garantido em viagens com a turbina suave do H145. Os níveis extremamente baixos de ruído externo do helicóptero permitem operações que não incomodam em proximidades de hospitais e áreas urbanas.

 
transporte para plataformas de gás e petróleo

Grande autonomia e capacidade para transportar 8 passageiros são atributos que fazem do H145 uma escolha natural para operações em plataformas de gás ou óleo.

Além disso, temos a reduzida área externa ocupada pelo helicóptero e seu alto desempenho. O H145 pode operar em condições de desempenho classe 1, enquanto sua compacta fuselagem contribui para sua habilidade em operar em espaços confinados dos helipontos das plataformas de óleo ou gás.

A lista de equipamentos cobre todos os elementos exigidos em operações marítimas, incluindo um radar climático colorido, sistema de flutuação de emergência, iluminação de emergência para saída do helicóptero (HEEL) e transmissor de localização de emergência automaticamente destacável.

 
Aviação comercial e executiva

O H145 une velocidade e conforto para uma ótima "máquina do tempo". A cabina espaçosa e flexível pode ser reconfigurada com interiores que trazem um toque de classe aos passageiros – incluindo o design "Stylence" desenvolvido pela Airbus Helicopters para ambiente de trabalho altamente funcional. Um passo a mais em elegância é o interior em couro e madeira, desenhado pela Mercedes-Benz.

Uma excelente visibilidade é fornecida para ambos os pilotos e passageiros por suas amplas janelas que oferecem vistas impressionantes.

Como um dos helicópteros mais silenciosos da categoria, o H145 pode aterrissar em locais de trabalho, em zonas de escritórios e áreas urbanas, levando os passageiros onde querem ir. É uma das únicas aeronaves autorizadas a sobrevoar o Grand Canyon, junto com o H135 e o EC135.

Espaço amplo disponível para bagagens, que são facilmente carregadas pelas portas traseiras de garras. Possui também um avançado sistema de entretenimento de vôo com iluminação ambiente suave.

 
Trabalho aéreo

A reserva de potência do H145 permite ao helicóptero desempenhar uma variedade de atividades aéreas, facilitadas pelo piso plano da ampla cabine – que permite a cargas grandes e volumosas - e o acesso permitido pelas portas laterais e traseiras.

Entre as aplicações de utilidade está a manutenção de centrais eólicas marítimas, que estão localizadas cada vez mais para dentro do oceano – o que requer o uso das capacidades de içamento e de pairar do H145.

Outras utilizações incluem combate a incêndio, transferência marítima de pilotos para navios e captação eletrônica de notícias.

 

Catálogos

Vídeos

Fotos