Para oferecer-lhe um melhor serviço a Helibras utiliza cookies. Ao continuar acessando o site você está de acordo com essa ação.. Concordo

Introdução

O H145M (anteriormente conhecido como EC645 T2)é um helicóptero militar versátil e econômico cobrindo todo o espectro de missões militares, desde utilidade leve até ataque leve. O H145M entrega a confiabilidade e baixos custos operacionais do EC145 multifuncional da Airbus Helicopters, que é um rotorcraft de referência para organizações policiais e serviços militares - incluindo o Exército Norte-Americano, com a sua versão UH-72A Lakota.

Aeronave

Equipado para serviço
O H145M é equipado com uma cabine do piloto digital moderna, compatibilidade com óculos de visão noturna, e conjunto aviônico Helionix® avançado da Airbus Helicopters com um piloto automático digital de 4 eixos.

Os melhoramentos incluem um sistema de transmissão atualizado e a incorporação do rotor de cauda fechado típico Fenestron® da Airbus Helicopters para controle antitorque melhorado.

Para operações armadas, o rotorcraft transporta um computador de missão, dois postes de armamento multifuncionais rígidos que são facilmente removíveis, um sistema eletro-óptico infravermelho/TV e um indicador/designador/telêmetro a laser. Com a sua arquitetura de sistema aberto, este sistema de armas inovador contribui para uma conscientização situacional completa para a tripulação.
 
Resistente
A potência, alcance, resistência e capacidade de carga paga do H145M fornece uma variedade de possibilidades de desdobramento, especialmente quando operando em condições altas e quentes em altitudes de 6.000 ft e temperaturas de 95°F.

A prontidão para missões do H145M é ampliada pelos dois motores Turbomeca Arriel 2E do rotorcraf com controles de motor digitais de autoridade plena de canal duplo (FADEC), rotor de cauda Fenestron® da Airbus Helicopters para autoridade antitorque melhorada, e uma transmissão atualizada.

Em serviço como o Helicóptero de Utilidade Leve do Exército Norte-Americano, a versão Lakota UH-72A demonstrou uma taxa de disponibilidade de mais do que 90 por cento.
 
Resistente
A fuselagem compacta do H145M fornece discrição, melhorada pela agilidade de voo e redundância do sistema projetado do helicóptero.

Contribuindo para a sua resistência estão os tanques de combustível auto vedantes, proteção balística e supressor infravermelho, juntamente com resistência a choque na fuselagem e assentos.

O sistema de guerra eletrônico e dispensers de flare/chaff trazem um nível extra de proteção em ambientes de alto risco.
 

Missão

Ataque leve
Equipado com um sistema de armas modular adicional, o H145M pode aguentar todos os tipos de cenários operacionais, desde conflitos convencionais até assimétricos.

Armas guiadas e balística compatíveis com o H145M incluem os lançadores de foguetes de tubo-7 e 12, um casulo para canhão 20-mm, casulo para metralhadora 12.7-mm e mísseis ar-terra. Existe potencial de crescimento para foguetes guiados a laser.
 
Operações Especiais
As equipes de Operações Especiais podem acessar rapidamente a aeronave graças à sua cabine espaçosa, que possui duas grandes portas laterais deslizantes e portas basculantes duplas na parte traseira.

A segurança das tropas é melhorada pelo rotor de cauda fixa Fenestron®, particularmente para operações de voo em locais pequenos de aterrissagem e sempre que o rotor está virado para o chão.
 
Transporte de tropas e utilidade
Com um piso liso e livre, o H145M acomoda 10 tropas, que podem embarcar/desembarcar pelos dois lados e pelas portas basculantes traseiras. Eles possuem uma excelente visibilidade externa através de grandes janelas laterais, juntamente com as janelas integradas na porta basculante.

Os pacotes de equipamentos da missão incluem um sistema de cordas rápido, ganchos e guinchos para carga.

O rotor principal de alta e o rotor de cauda fixa Fenestron® fornecem segurança sem precedentes, acesso em zonas de pouso com espaço restrito, e carregamento/descarregamento de carga, passageiros e pacientes enquanto os rotores estão em funcionamento.
 
Inteligência, vigilância, reconhecimento
A razão otimizada do volume da cabine para a área do chão - juntamente com os seus baixos níveis de ruído e a assinatura infravermelha reduzida - faz do H145M uma plataforma discreta e eficiente, apropriada para operações de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvo e Reconhecimento (ISTAR).
 
Segurança marítima
O valor agregado do piloto automático de 4 eixos com um radar de tempo e busca, boias de emergência, um bote salva-vidas e um transmissor localizador de emergência (ELT) permite que o H145M realize missões de segurança marítima de dia e de noite.

Essas incluem controle e vigilância de zonas econômicas exclusivas; anti-terrorismo/pirataria marítima; reabastecimento de navios; e busca e resgate (SAR) e evacuação médica em alto mar, entre outras.
 

Catálogos

Vídeos

Fotos