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Introdução

O H135M (anteriormente conhecido como EC635 T2e/P2e) é a versão militar melhorada da Airbus Helicopters de 3-ton de classe EC135 com rotorcraft de bimotor para operações nos campos de batalha modernos de hoje. Graças a uma fuselagem altamente adaptável, o H135M é capaz de realizar uma grande variedade de missões, incluindo apoio de fogo antiaéreo, utilidade e evacuação médica.

Aeronave

O cavalo de batalha militar
A seleção diversa do H135M de equipamentos opcionais - incluindo um sistema de armas adicional - torna essa aeronave extremamente versátil e a plataforma perfeita para tarefas como varredura armada, utilidade leve, comando e controle, e missões de treinamento.

A sua cabine desobstruída, grande, portas laterais deslizáveis de grandes dimensões e portas traseiras basculantes permitem um rápido carregamento/descarregamento - mesmo com os rotores funcionando - o que facilita as operações durante missões urgentes.
 
O desempenho comprovado
Equipado com rotor principal livre de rolamentos e rotor de cauda fechado Fenestron® típico da Airbus Helicopters, esse helicóptero bimotor entrega um excelente desempenho, alcance e capacidade de carga útil.

O sistema aviônico sofisticado, que apresenta inovações da Airbus Helicopters como o Visor Multifunção de Motor e Veículo (VEMD), assegura que os pilotos se concentrem exclusivamente na sua missão. Essas tecnologias simplificam dramaticamente a carga de trabalho do piloto, ao mesmo tempo que elevam a eficiência da missão e a segurança do voo.

As designações do H135M significam disponibilidade de duas opções de motor: Arrius 2B2 da Turbomeca para o H135M; e PWC 206B2 da Pratt & Whitney Canada para o H135M, ambos equipados com controles de motor digitais de autoridade plena (FADEC).
 
Resistente
Com um design resistente mecanicamente - incluindo sistemas hidráulicos, de resfriamento a óleo e elétricos redundantes, assim como uma grande variedade de equipamentos de defesa - o H135M é uma referência em resistência. Adicionalmente, a fuselagem resistente ao choque e amortecedora de impacto foi desenvolvida para suportar a segurança do passageiro e tripulação.
 

Missão

Varredura armada e apoio de fogo terrestre
O tamanho compacto e baixo nível de som do H135M faz desse helicóptero bimotor leve uma plataforma discreta em operações militares.

A aeronave é oferecida com um sistema de armas autônomo (SAWS) que incorpora um computador de missão multifuncional; um sistema eletro-óptico com câmera infravermelha/TV e telêmetro a laser para observação e designação a laser, um sistema de mira balística, e dois postes de armas multifuncionais.

Os postes multifuncionais de fácil remoção permitem configurações de armamento simétricas e assimétricas, com dois lançadores de mísseis INGWE ar-terra, lançadores de foguetes não-guiados 70mm de tubo-12 e tubo-7, um casulo para canhão 20-mm e metralhadora de capsulas 12.7-mm, juntamente com potencial para foguetes laser-guiados e mísseis ar-ar.

Adicionalmente, duas metralhadoras 7,62 mm montadas nas portas na cabine fornecem proteção durante a escolta e extração/inserção de tropas em ambientes permissíveis.
 
Serviço
Graças à sua cabine espaçosa, o H135M pode acomodar grandes cargas através das portas laterais ou basculantes traseiras. Na configuração de piloto único, um volume interno de 5,9 sq.m/208,38 sq. ft. está disponível.

Equipado com um gancho externo, ele realmente é um cavalo de guerra e pode fornecer uma capacidade adicional de transporte de carga por içamento de até 1.300 kg/2.866 lb. com um peso de decolagem de 3.000kg/6.614lb.

Até seis passageiros e dois pilotos podem ser acomodados no H135M com para-brisa livre e largo fornecendo excelente visibilidade.
 
MEDEVAC/CASEVAC
O interior livre e espaçoso do H135M, piso plano e portas de acesso traseiras para o carregamento e descarregamento de macas e equipamentos médicos permitem que esse helicóptero realize missões de evacuação de baixas e evacuações médicas muito exigentes (MEDEVAC/CASEVAC).

As características chave são a habilidade de realizar tanto carregamento lateral como traseiro de pacientes, o transporte aéreo de dois pacientes com riscos potenciais com sistemas de maca de última geração, o uso de macas dobráveis para fácil armazenagem, e a integração de equipamentos e dispositivos médicos para suporte médico até cuidado intensivo durante o voo.
 
Treinamento
Equipado com uma cabine do piloto de última geração e tecnologias avançadas, o H135M oferece as condições de segurança ideais para treinamento básico e avançado, enquanto fornece uma plataforma que permite aos pilotos evoluir de forma eficaz para helicópteros mais complexos.

A interface intuitiva homem-máquina se beneficia do visor multifuncional de motor e veículo (VEMD) da Airbus Helicopters e do seu primeiro indicador de limite (FLI) - que fornece informações sobre a energia disponível em qualquer condição e a margem de energia em situações de AEO (todos os motores operantes) e OEI (um motor operante).

O H135M é fácil de voar, requer manutenção mínima e possui baixo consumo de combustível para baixos custos operacionais e treinamento acessível.
 

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