Para oferecer-lhe um melhor serviço a Helibras utiliza cookies. Ao continuar acessando o site você está de acordo com essa ação.. Concordo

Introdução

Desde os principais destinos turísticos ao congestionado espaço aéreo das cidades, o helicóptero H130 (anteriormente chamado de EC130 T2) está em uso em operações de passeios turísticos, clientes de transporte e fretamento e Segurança pública, entre outras. Ele é aprimorado com uma potente turbina, em conjunto com outras melhorias que conquistaram a popularidade do helicóptero leve EC130 da Airbus Helicopters.

Aeronave

Melhorando a famosa turbina EC130

O H130 é um helicóptero leve, helicóptero e destinado a transporte de passageiros, passeios turísticos e atividades VIP, bem como transporte aéreo médico, segurança pública e missões de vigilância. Além de suas pás multi função, o H130 possui uma cabine espaçosa para um piloto e até sete passageiros, dependendo da configuração.

A Airbus Helicopters aprimorou as funções do EC130 na versão H130, equipando as pás com o motor Turbomeca Arriel 2D, que oferece, em média, 10 por cento a mais de potência e um consumo mais baixo de combustível. Isto permite um peso maior de decolagem e maior velocidade.

Outras melhorias do H130 incluem sistema de controle de vibração; ar condicionado mais eficiente; interior da cabine redesenhado com um piso totalmente plano; atualização do cockpit para uma interface homem-máquina mais eficiente; novos assentos com absorção de energia; integração de um tanque de combustível resistente a impacto e fácil acesso para manutenção do sistema elétrico e de ar condicionado.

 
Silencioso e potente

Como o mais silencioso helicóptero do mercado em sua categoria, o H130's rotor de cauda Fenestron® encoberto e o rotor de controle de velocidade automático contribuem significativamente em reduzir os níveis externos de ruído.

Com uma assinatura de ruído de 7 dB abaixo das especificações mínimas, ele é mais silencioso que o mais restritivo limite definido pelo Parque Nacional do Grand Canyon, nos Estados Unidos - uma marca reconhecida para operações favoráveis ao ecoturismo.

A turbina Turbomeca Arriel 2D que inclui um sistema de nova geração FADEC (Full Authority Digital Engine Control - Controle Digital de Motor com Autoridade Máxima) de dois canais com um terceiro canal automático independente de reserva, permite aumento de potência para operações "high&hot", trabalho aéreo e outras missões desafiadoras.

 
Moderno e confiável

O H130 incorpora tecnologias, materiais, sistemas e aviônica estado-da-arte, definindo a comprovada experiência da família de turbinas Esquilo da Airbus Helicopters.

Este helicóptero de fácil utilização é um prazer para o piloto e simples de operar. O Display Multi função do Motor e Aeronave(VEMD - Vehicle and Engine Multifinction Display) integrado ao painel de instrumentos, reduz significativamente o trabalho do piloto, aumentando, então, a segurança.

O H130 também é totalmente equipado com o sistema de navegação dia e noite VFR, em um pacote padronizado "ready to fly", associado ao display GPS.

 
Sistema inigualável de rotores

Os sistemas de rotores principal e de cauda do H130 incorporam tecnologias da Airbus Helicopters para desempenho, robustez, confiabilidade e segurança.

Seu rotor principal Starflex® reduz os níveis externos de ruído sem arriscar diminuir a potência. As pás compostas do rotor principal são altamente resistentes a impacto e corrosão, além de terem longa vida útil.

O rotor de cauda Fenestron®, assinatura da Airbus Helicopters, possui manutenção simples. Seu design reduz as vulnerabilidades a danos por impacto, aumenta a segurança do pessoal no solo, trabalhando nas proximidades da turbina e contribui com os baixos níveis de ruído externo do H130.

 
Manutenção simplificada

O design simplificado do H130, o uso de materiais compostos e desenho consagrado da família Esquilo da Airbus Helicopters contribui para custos reduzidos de manutenção e alto grau de disponibilidade.

Tecnologias avançadas integradas ao helicóptero auxiliam os pilotos e técnicos com suas tarefas diárias de manutenção, incluindo o acesso a dados de manutenção gravados pela aeronave e o Display Multi função do Motor (VEMD).

Veja a seção de Suporte e Serviços para maiores informações sobre serviços da Airbus Helicopters.

 

Missão

Turismo

Como um dos helicópteros mais silenciosos nos céus, o H130 estabelece o padrão para operações de turismo por todo o mundo. Seu nível de ruído extremamente baixo está 7 dB abaixo das normas ICAO e permanece mais silencioso que o mais restritivo dos limites definidos para vôos sobre parques nacionais, reservas naturais e áreas urbanas.

A cabine espaçosa e desobstruída pode acomodar o piloto e até sete passageiros, permitindo visibilidade impressionante através dos amplos para brisas e janelas.

Com a cabine de amplo espaço, qualquer um a bordo pode desfrutar de vistas espetaculares de seus assentos voltados para frente. Os passageiros que vão atrás, são acomodados confortavelmente, instalados em uma plataforma no estilo "cinema".

 
Serviços médicos de emergência

Graças ao seu tamanho excepcional de cabine e configuração médica dedicada, o H130 é considerado uma referência para missões de ambulância aérea entre os helicópteros. A ampla cabine e desobstruída com largas portas deslizantes, permite fácil carga e descarga de macas e assegura um rápido acesso para o pessoal de atendimento. Médicos e paramédicos têm pleno espaço para cuidar dos pacientes durante o vôo.

O nível baixo de ruído interno e o piso plano da cabine oferecem um ambiente adequado para a instalação de equipamentos médicos sensíveis e volumosos. O H130 oferece assentos ajustáveis com absorção de energia para acomodar uma maca, dois atendentes médicos e um assento adicional.

O rotor de cauda envolto Fenestron® da Airbus Helicopters aumenta a segurança em vôo, ao manobrar próximo a obstáculos e para pessoal e pacientes no solo.

 
Aviação executiva e particular

O H130 proporciona conforto high-tech para os passageiros mais exigentes, garantindo um passeio prazeroso com seu nível de ruído interno extremamente baixo, cabine confortável, visibilidade excepcional e eficiente sistema de ar condicionado.

Estribos longos em ambos os lados, mais a grande porta deslizante à direita, facilita o acesso à cabine, enquanto as bagagens são acomodadas num compartimento traseiro.

O rotor envolto de cauda Fenestron® deixa a aeronave extremamente discreta ao voar sobre áreas urbanas e contribui para a manobrabilidade da turbina - especialmente durante pousos e decolagens em áreas confinadas tais como heliportos de cidades e helipontos em iates.

O interior do H130 pode ser customizado para necessidades VIP, tirando vantagem da ampla cabine e seu piso plano.

 
Segurança pública

O H130 está sempre pronto para a atividade em todos os tipos de operações policiais. Uma seqüência rápida e automática de ativação do motor, em conjunto com o desempenho excelente e grau de disponibilidade, permite a este helicóptero executar rápida e eficientemente suas tarefas.

Sua espaçosa e desobstruída cabine permite visibilidade excepcional e espaço suficiente par instalar uma ampla gama de equipamentos de missão - incluindo um console tático totalmente integrado.

Externamente, equipamentos como sistemas eletro-óticos e faróis de busca são facilmente integrados na fuselagem.

 
Trabalhos aéreos

O alto desempenho do H130 o indica para uma gama completa de missões aéreas.

Ao utilizar a nova funda com capacidade para 1.500 kg, o piloto possui excelente visibilidade - mesmo em operações de linha longa. Durante as operações de carga, a ampla cabine acomoda muita carga, enquanto o H130 permanece surpreendentemente estável graças ao design do seu trem de pouso e do estabilizador horizontal.

O Fenestron® contribui para as excelentes qualidades de manuseio do helicóptero enquanto evitando que as pás do rotor atinjam obstáculos ao aterrissar ou manobrar em áreas com espaços confinados. Seu comprovado rotor de cauda envolto também fornece segurança adicional ao pessoal no solo.

 

Catálogos

Vídeos

Fotos