Para oferecer-lhe um melhor serviço a Helibras utiliza cookies. Ao continuar acessando o site você está de acordo com essa ação.. Concordo

Introdução

A versão naval AS565 MBe da família Panther da Airbus Helicopters é um rotorcraft multifuncional, para qualquer tempo, desenvolvida para operação de decks de navios, locais offshore e com base terrestre. Ele é feito para uma variedade de missões navais e da guarda costeira tais como fiscalização marinha, busca e resgate, evacuação de baixas, patrulhamento offshore e combate a terrorismo.

Aeronave

Confiável

O AS565 MBe é alimentado por duas turboélices Turbomeca Arriel 2N para um desempenho confiável em condições altas e quentes. Ele apresenta uma aviônica de cabine do piloto moderna que inclui um sistema de controle de voo automático (AFCS) excepcional e um sistema de gerenciamento de voo.

Alguns helicópteros da família 250 Panther/Dauphin são operados por clientes marítimos em mais de 20 países, incluindo a frota da Guarda Costeira Norte-Americana de aproximadamente 100 HH-65Cs.

 
Avançado tecnologicamente

Aumentando as capacidades de missão do AS565 estão as suas aviônicas e sistemas avançados, incluindo visores táticos e multifuncionais para a tripulação, enquanto que os Controles de Motor Digitais de Autoridade Plena FADEC e o Visor de Gerenciamento dos Motores e Veículo (VEMD) melhoram a segurança e reduzem a carga de trabalho do piloto.

O design de montagem mecânica modular - juntamente com as pás, fuselagem e cabeças de compósito do rotor Starflex - contribui para reduções significantes no tempo e custos de manutenção.

Adicionalmente, o AS565 MBe incorpora um rotor de cauda fixa Fenestron® 100-por cento composto, de nova geração, que fornece alta manobrabilidade, baixos níveis de ruído externo e segurança ideal para passageiros e tripulações terrestres e aéreas.

 
Indo para o mar

O AS565 MBe está totalmente qualificado para operar de mais de 100 classes de navios NATO, e cumpre com os acordos de padronização da NATO (STANAGs) relacionados a acessórios de fixação, mangueiras de combustível e conectores elétricos DC/AC.

O uso do helicóptero de um arpão ativado hidraulicamente com fixação de trava de deck permite que o AS565 MBe pouse e decole de decks de navios independente da direção do vento.

 
Manutenção

Para a sua alocação a partir de navios, bases avançadas e de outras localizações remotas, o AS565 MBe foi desenvolvido para um acesso de manutenção simples e seguro.

Os tempos de substituição são rápidos para tais montagens assim como para o motor, pás e caixa de transmissão do rotor, e também para os cubos principais e do rotor da cauda. Também contribuindo para a facilidade de manutenção estão características de fácil manutenção operacional tais como lubrificação rápida da cabeça do rotor principal e do rotor da cauda.

 

Missão

Guerra de unidade anti-superfície

O AS565 MBe é altamente eficaz nas missões de guerra de unidade anti-superfície (ASuW), incluindo alvos além-do-horizonte (OTHT) para navios com mísseis anti-navios de longo alcance.

Agindo como o principal sistema de armas do navio, ele pode procurar, classificar, encobrir e atingir com precisão muito além da linha do horizonte. A resistência de permanência de velocidade do AS565 MBe é de mais de 4 horas.

 
Execução

Rápido e silencioso, o AS565 MBe da Airbus Helicopters é uma ferramenta com relação custo-benefício altíssima contra pirataria, contrabando e pesca ilegal, assim como para todos os papéis de policiamento em zonas econômicas exclusivas (EEZs) ou áreas de interesse nacional.

Para missões de aplicação da lei e anti-contrabando, o helicóptero possui uma resistência que dura diversas horas em velocidades constantes, e pode ser configurado para snipers e equipes de embarque rápido com armas como metralhadoras montadas na cabine. Outros equipamentos de missão incluem uma variedade de sensores, holofotes e alto falantes.

 

Catálogos

Vídeos

Fotos